quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bullying: a conscientização é o melhor remédio.


PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO TEXTO, IMAGEM E SOM

Autora: Flávia Sirino de Oliveira (Profª de Português)
(Email: flaviaportugues2@gmail.com)
Co-autora: Maria de Lourdes A. Franco (Psicólogo)
(Email: lourdinhaaf@hotmail.com)


 TEMA: Bullying

TÍTULO: Bullying: a conscientização é o melhor remédio.

    1-DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA (TEÓRICO E/OU PRÁTICO):

O Bullying é um problema mundial grave que ocorre em determinados estabelecimentos de ensino.
Todos que convivem com crianças e jovens sabem o quanto eles são capazes de: debochar uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam as mínimas imperfeições e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, descriminação e agressão verbais e físicas são muito freqüentes. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. 
Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou amedrontar”. Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica.

O bullying se perpetua em função assimétrica do poder existente entre aqueles que são vítimas e aqueles que são agressores, saciando-se, portanto, numa relação de intimidação. Nessa dinâmica em alguns casos a vítima pode se transformar em agressor reproduzindo assim a violência sofrida.
Sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores intra-escolares tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor–aluno, ou desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos físicos e excesso de tolerância.
Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima são características do Cyberbullying.
Aqui no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo. No entanto, nota-se uma banalização desta violência nas instituições e, muitas vezes, torna-se imperceptível aos olhos da sociedade colaborando para surgimentos de insegurança e impotência nas escolas.
Portanto, a escola necessita ser um ambiente seguro, permitindo à criança socializar-se e desenvolver responsabilidades, defender ideias e, a causa de tudo, assumir uma autonomia própria. O preparo dos profissionais da educação para lidarem com as manifestações do bullying contribuirá para que o ambiente escolar se transforme em um local menos violento, possibilitando aos alunos o equilíbrio e a superação no lidar com suas emoções, valorizando a tolerância e a solidariedade entre os alunos.

2-    OBJETIVOS:

·        Incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo, intimidante e discriminatório que causa desequilíbrio nas relações de poder entre os estudantes.

·        Despertar escola, família e sociedade para a existência desse problema e suas consequências, objetivando atender ao direito de toda criança e adolescente em desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças.


3-    CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINARES ENVOLVIDOS

  • Língua Portuguesa: diversas produções textuais abrangendo o tema (paródia, música, artigo de opinião, entrevista, depoimento, etc)
  • Artes: peça teatral, dança, dramatização, etc
  • Ciências: saúde (física e psicológica) – o professor deve mostrar como funciona o sistema nervoso e explicar o que acontece com a vítima do bullying, quando esta passa do estado pacífico para o agressivo.
  • História: trabalhar a origem e história do bullying dos primeiros registros até os dias atuais.
  • Todas as disciplinas poderão desenvolver trabalhos visando atingir aos objetivos deste projeto.


4-    PLANO DE AÇÕES

Ação 1

Descrição: entrevista a realizar com os alunos envolvidos no projeto, visando fazer um levantamento dos conhecimentos prévios deles com relação ao tema Bullying.

Tempo previsto: 90 min. (2 aulas)

Atores envolvidos: Alunos, professores e psicólogos.

Subproduto: Relatório resumindo os dados adquiridos que auxiliarão ao desenvolvimento das próximas ações metodológicas do projeto.

Ação 2

Descrição: pesquisa em grupo, no laboratório de informática, para conhecer o conceito de bullying, os diversos tipos de bullying e suas características.

Tempo previsto: 270 min. (6 aulas)

Atores envolvidos: Alunos, professores e monitor de informática.

Subproduto: Seminários em grupo, onde os alunos deverão apresentar através de cartazes e vídeos, os resultados de suas pesquisas na internet.

Ação 3

Descrição: Apresentação dos malefícios psicológicos a curto, médio e longo prazo causados à vitima do bullying e estudo de casos reais de bullying na escola.

Tempo previsto: 270 min (6 aulas)

Atores envolvidos: Professores, alunos, psicólogos e monitor de informática.

Subproduto: Palestra e debate. As mídias utilizadas poderão ser o data show, cd-rw, microfone e internet.

Ação 4

Descrição: Prevenção ao bullying na escola através da prática de esportes, dança, teatro, palestras para alunos e familiares realizadas por profissionais da área de saúde, jurídica e religiosa.

Tempo previsto: todo o ano letivo

Atores envolvidos: professores, alunos, família, entidades sociais e religiosas.


5-    TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
As ações podem ser desenvolvidas durante todo o ano letivo por todas as disciplinas curriculares, visando enfatizar o tema e até erradicar o bullying naquelas turmas trabalhadas.

6-    MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO

Serão utilizados na realização do projeto: TV, Data-show, microfone, cartazes, vídeos, músicas, poemas, fotos, depoimentos escritos e/ou narrados, cd-rw etc.

7-    FONTES DE PESQUISA

Internet, livros, revistas, jornais, entrevistas, vídeos, filmes, documentários que abordem o tema do projeto.


9-FORMA(S) DE AVALIAÇÃO:

A-   AO LONGO DO PROJETO:

O aluno será avaliado continuamente verificando-se sua participação nas atividades previstas como apresentação de seminário e participação nos debates.

B-   AO FINAL DO PROJETO:

Ao final do projeto o aluno deverá demonstrar os conhecimentos necessários sobre os tipos de bullying, seus malefícios tanto para a vitima  como para o agressor que se tornará um adulto agressivo. Terá que ter consciência de como e porque não praticar bullying. Esses conhecimentos poderão ser apresentados através de peças teatrais que deverão ser exibidas para toda a comunidade escolar.



REFERÊNCIAS:

COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. 152p.

Revista Nova Escola. Bullyuing, Cyberbullying. Cada vez mais jovens são humilhados por colegas na sala de aula no mundo virtual. Ano XXV. nº 233-junho/julho-2010.

TORRES, Sueli. Uma função social da Escola. http://www.fundacaoromi.org.br /homesite/news.asp?news=775. Capturado em 06/07/2010.


Um comentário:

  1. Hoje em dia,ainda mais que antigamente,jovens são influenciados por amigos á usarem drogas,talvez a influência venha até mesmo de problemas pessoais e da personalidade da pessoa.Pois cada vez mais as drogas são tomadas como refúgio pelos indivíduos.
    A evolução contínua no uso das drogas se dá pelo aumento da ingestão da mesma ,o que acontece quando o viciado se dá conta de que a quantidade ingerida é insuficiente no momento para elevá-lo a situações prazerosas.
    Apesar da área psicológica ser bem desenvolvida para o assunto, jovens viciados tendem á não procurarem uma ajuda ou tomarem ema iniciativa para fugir do vício.
    O vício das drogas leva aos seus consumidores situações depressoras, de prazer ou até mesmo de alucinação ,dependendo da droga que se é ingerida,devido á causa de tais situações tão diferentes se dá a influência dos usuários.
    Os jovens ,porém,devem ter boa consciência e pensarem que ao ser influenciados e entrarem para o mundo das drogas, se torna difícil para os mesmos abandonarem á esse vício,até mesmo por falta de incentivo ou vontade.(Matheus Lúcio)

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