quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Trabalho com Projetos na Escola


Elenco da Peça-Teatral "Drogas: um mundo sem volta". 

O trabalho com projetos não é a mudança na educação e nem a solução para os problemas da escola e aqueles que a sociedade espera que a escola solucione. É importante desmistificar essa noção que se tem dos projetos educativos.
O projeto visa dentre outras coisas, favorecer o senso critico do aluno, fazendo com que o mesmo participe ativamente de suas elaboração e discussões acerca do tema proposto. É contrário à educação tradicional, onde a escola é meramente instrutiva e vincula a instrução à aprendizagem.
Os conteúdos disciplinares não são abordados de forma isolada e imutáveis, mas sim de forma interdisciplinar e sempre voltados para a realidade social do educando. Dessa forma, possibilita uma aprendizagem significativa, ou seja,o tema abordado passa a fazer parte da vida do aluno e aquilo que ele aprendeu no desenvolvimento do projeto é utilizado em sua vida e não esquecido como é comum acontecer na educação tradicional.
A atualidade é levada em consideração nos trabalhos com projetos, visando dessa forma, envolver o aluno com as mudanças sociais que ocorrem a sua volta. Essa é uma forma de fazê-lo envolver-se, participar, perceber-se parte de uma sociedade e produtor de mudanças nessa mesma sociedade.
Segundo Julia Varela e Fernando Alvarez (1991, p.280):

A escola é uma instituição que consta de uma série de peças fundamentais, entre as quais se sobressaem o espaço fechado, o professor como autoridade moral, o estatuto de minoria dos alunos, e um sistema de transmissão de saberes intimamente ligado ao funcionamento disciplinar. Desde os colégios jesuítas até a atualidade, essas peças estão presentes na lógica institucional dos centro escolares, tanto públicos como privados. Sem dúvida, sofreram retoques, transformações e até metamorfoses, mas as escolas continuam hoje, como ontem, privilegiando as relações de poder sobre as de saber.

Através dessa citação podemos fazer uma reflexão sobre qual a escola que queremos. A escola transmissora de conteúdos e formadora de seres que não sabem pensar com autonomia ou uma escola formadora de cidadãos capazes de atuar ativamente das transformações sociais por uma sociedade mais justa e igualitária?
O trabalho com projetos tem uma função importante na formação dessa consciência crítica no aluno. Através dos projetos muda-se toda a dinâmica na forma de relacionamento do professor com o aluno e deste com a sociedade a sua volta.
Há também uma mudança na gestão do tempo, do espaço, e da forma de se abordar o conteúdo escolar. O mundo está cada vez mais dinâmico; o que acarreta uma grande quantidade de informações diariamente. Permanecer na velha forma de educar é permanecer alheio a essas mudanças.
A escola precisa acordar para essa nova realidade e aprender a trabalhar com a interdisciplinaridade. Dessa forma terá mais sucesso na aprendizagem do aluno e respeitará a diversidade de saberes e interesses no âmbito social e escolar.


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