terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não às drogas, sim à vida!

Não às drogas, sim à vida!


TEMA: Drogas

TÍTULO: Não às drogas, sim à vida!

1-    DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA (TEÓRICO E/OU PRÁTICO):

Segundo Torres (2006):

A escola é um local que visa a inserção do cidadão na sociedade, através da inter relação pessoal e da capacitação para atuar no grupo que convive....ajudar a formar...a ajuda que se recebe da escola, através do professor é fruto das qualidades pessoais, as características de seus alunos, as especificidades de sua disciplina e os recursos disponíveis na escola.

Diante do sério problema que o país vem enfrentando com relação ao aumento do consumo de drogas por parte de adolescentes em idade escolar, observamos a necessidade urgente de se trabalhar no combate a essa epidemia nacional. A escola tem como função social, formar cidadãos criativos, interativos e capazes de discernir sobre o que é produtivo ou destrutivo para o seu próprio bem e para uma boa convivência social.

2-    OBJETIVO PRINCIPAL:

Para fazer valer a função social da escola é que se pretende realizar este projeto de combate ao uso das drogas. Através deste trabalho o adolescente deverá conhecer sobre os diversos tipos de drogas como também os malefícios causados por elas. Dessa forma, aprenderá como se prevenir desse grande mal pessoal e social.


3-    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer os diversos tipos de drogas existentes;
·         Conscientização sobre os malefícios das drogas para o organismo como um todo;
·         Prevenção contra o uso posterior de drogas, seja ela lícita ou ilícita;
·         Transformar o aluno num disseminador do combate às drogas.


4-    CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINARES ENVOLVIDAS

  • Sistema nervoso ( Disciplina: Ciências)
  • Saúde (tema transversal)
  • Gêneros textuais ( notícia, depoimentos, música, poemas, peças teatrais etc), abordando o tema “Drogas”


5-    PLANO DE AÇÕES

Ação 1

Descrição: pesquisa em grupo, no laboratório de informática,  para conhecer os diversos tipos de drogas existentes.

Tempo previsto: 90 min. (2 aulas)

Atores envolvidos: Alunos, professores e monitor de informática.

Subproduto: Seminários em grupo, onde os alunos deverão apresentar o resultados de suas pesquisas na internet.

Ação 2

Descrição: Apresentação dos malefícios causados pelas drogas no sistema nervoso e doenças derivadas do uso contínuo desses entorpecentes.

Tempo previsto: 180 min (4 aulas)

Atores envolvidos: Professor de Ciências, alunos e monitor de informática

Subproduto: Palestra e debate. As mídias utilizadas poderão ser o data show, cd-rw, microfone e internet.

Ação 3

Descrição: Prevenção ao uso das drogas através da prática de esportes, dança, teatro, palestras para alunos e familiares realizadas por profissionais da área de saúde (médicos, psicólogos, assistentes sociais), da área jurídica e religiosa.

Tempo previsto: todo o ano letivo

Atores envolvidos: professores, alunos, família, entidades sociais e religiosas.


6-    TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
O projeto será realizado durante todo o ano letivo.

7-    MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO

Serão utilizados na realização do projeto: TV, Data-show, microfone, cartazes, vídeos, músicas, poemas, fotos, depoimentos escritos e/ou narrados, cd-rw etc.

8-    FONTES DE PESQUISA

Internet, livros, revistas, jornais, entrevistas, documentários que abordem o tema do projeto.


9-FORMA(S) DE AVALIAÇÃO:

A-   AO LONGO DO PROJETO:

O aluno será avaliado continuamente verificando-se sua participação nas atividades previstas como apresentação de seminário e participação nos debates.

B-   AO FINAL DO PROJETO:

Ao final do projeto o aluno deverá demonstrar os conhecimentos necessários sobre os tipos de drogas mais comuns, seus malefícios tanto para o organismo como o mal que elas causam para a sociedade como um todo. Terá que ter consciência de como e porque não usar as drogas. Esses conhecimentos poderão ser apresentados através de peças teatrais que deverão ser exibidas para toda a comunidade escolar.



REFERÊNCIAS:

TORRES, Sueli. Uma função social da Escola. http://www.fundacaoromi.org.br /homesite/news.asp?news=775. Capturado em 06/07/2010.


COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. 152p.

Autora: Flávia Sirino

7 comentários:

  1. Flávia,
    Parabéns pelo projeto: Não às drogas, sim à vida!

    Diariamente nos telejornais assistimos jovens,assassinados ou presos por envolvimento com as drogas. Nós, como educadores, podemos nos mobilizar e termos essa iniciativa e trabalhar sistematicamente no decorrer do ano letivo.
    Fátima

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  2. Olá Fátima. Agradeço os parabéns e você tem toda razão.É importante que o professor tenha essa consciência de que através de um trabalho de combate e prevenção pode-se amenizar um pouco os problemas gerados pelas drogas. O fato é que todos devem se unir para combater esse mal: escola, governo, família. Se pudermos conscientizar pelo menos 30 a 40 por cento dos nossos jovens, já é um grande passo rumo à eliminação desse problema.

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  3. Foi muito bom trabalhar com esse projeto:"Não as Drogas, sim a Vida", por que nós alunos podemos entender o que a droga faz com um ser humano. E com esse projeto podemos entender que não devemos usar, pegar ou consumir droga, por que quando pensarmos em pegar já vamos lembrar... A droga destrói
    A droga deixa um ser humano descontrolado
    A droga mata...
    Então esse projeto nos ajudou muito. Por que na verdade tem alunos que não tinha ném noção do que a droga é capaz, e depois de vídeos de depoimentos que vimos na internet passaram a entender mais aprederam como eu.... Gostei muito de ter trabalhado com esse projeto, tanto eu como os alunos

    " Não as Drogas, e sim a Vida. ASS: Millena pereira 8anoA

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  4. Ola meu nome é maria isabel aluna do 7c ,esse projeto de ''não as drogas e sim a vida'' ele significa muito pra mim! espero que com esse projeto muitos alunos veja , e que não entre nessa vida de drogas por que não tem voltas . Você fuma ,cheira so uma vez você já fica aviciada , e quanto você vai ver já ta no mundo horrivel , e eu não quero ver nenhum tos meu colegas nesse caminho ......

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  5. meu nome e arilson 7 ano b eu achei muito bom esse projeto ele serviu muito para nos alunos do leonidas.
    agora vou dizer beneficios desse projetooo
    1:para nos aprendessemos lendo interpretando e nao usando
    2:para quando alguenm oferecer nos nao pegamos
    3;..............

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  6. meu nome e arilson 7 ano b eu achei muito bom esse projeto ele serviu muito para nos alunos do leonidas.
    agora vou dizer beneficios desse projetooo
    1:para nos aprendessemos lendo interpretando e nao usando
    2:para quando alguenm oferecer nos nao pegamos
    3para aprendemos muitas coisa sobre drogas peças poema e outros.

    diga nao as drogas e sim avida

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  7. trabalho bom que a professora fez para dizer que as drogas ñ vali apena que ela continue fazendo mais é mais trabalho pela a frente em sinando o cominho certo obrigada Flávia que Deus te abençoe!.


    diga não as drogas e sim avida! (Matheus Lúcio)

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