domingo, 8 de agosto de 2010

Como formar leitores? Eis a questão!!!

A resposta para este questionamento é simples de responder, porém nem todos querem ver. Para despertar o prazer da leitura em nossas crianças temos que simplesmente ler, ler e ler para elas. Este ato é na verdade um ato de amor, pois muitos professores, e pais também, se dizem ocupados demais em suas atividades que acham que disponibilizar um tempo diário para ler para as crianças é desperdício. “Se sabem ler, que leiam sozinhos”. Não é bem assim que deve ser. É preciso que a criança tenha o encaminhamento de um adulto e que esse adulto seja também um leitor. Não se pode ensinar o que não se sabe. Um adulto que vê a leitura como algo maçante, cansativo, não pode ensinar a uma criança a maravilha que é a leitura.
Infelizmente, como Rubem Alves bem disse em sua crônica “Ler e prazer”, a escola não está cumprindo uma de suas funções mais importantes que é despertar no aluno o gosto pela leitura. Para a escola a leitura geralmente está associada a atividades quantitativas, para nota, e daí o aluno tem que ler livros que não se identifica só porque o professor “mandou”, porque “vai cair na prova”, enfim, porque é forçado.
É preciso rever esta questão em torno da leitura. Sabemos que um dos grandes problemas que a escola enfrenta é a dificuldade que os alunos sentem para escrever bem. O que será que está errado com o ensino de português nas escolas? Por que os alunos não estão aprendendo a escrever corretamente? Por que acham as aulas de português chatas e sem sentido? A resposta é: gramática não ensina ninguém a escrever e interpretar bem. Essa habilidade só se adquire lendo, lendo sempre e de tudo um pouco.
É essa a principal lição que deve ser enfatizada na escola e repassada para a família,  para que haja também um incentivo à leitura por parte dos pais, em casa. Está mais que comprovado que crianças que têm pais leitores, pais que liam para elas desde cedo, antes mesmo que aprendessem a andar, sentem mais facilidade em escrever, são mais criativas e tem uma ótima capacidade em interpretar e produzir textos. Sem falar na escrita que, sem dúvida, contém menos erros de ortografia, se comparada à de alunos que não leem.
O segredo para se formar leitores é lendo. Através deste ato poderemos despertar nos pequenos a curiosidade de querer conhecer mais outras e outras histórias, outras obras, e depois de conquistado não terá mais volta. Teremos, enfim, um leitor que lê, não por obrigação mas, felizmente, por prazer.

2 comentários:

  1. É verdade...!

    O processo de leitura inicia-se em casa, através dos pais.
    O filho é o reflexo de seus pais! Por isso os pais devem ser o exemplo de um admiravél leitor para seus filhos, para que no futuro os filhos venham ser leitores natos!

    Continue postando dessa forma inteligente, profª. Flávia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Denilson Mello, agradeço seu comentário que só vem a confirmar o que penso sobre o hábito da leitura. Fico feliz que tenha se identificado com o texto. obrigada! Abração!

    ResponderExcluir