quarta-feira, 28 de julho de 2010

A PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ATRAVÉS DA INTERNET

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Autora: Flávia Sirino

Tema: O uso da internet como ferramenta pedagógica na sala de aula


Título: A produção e interpretação de textos através da internet

1- Problematização: 


Diante da constatação do desinteresse pela leitura e produção de texto por parte do alunado de diversas faixas etárias, no ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, vimos a necessidade de um trabalho diferenciado utilizando novas estratégias para amenizar esse problema através do uso das novas tecnologias, mais especificamente, a internet.

2-Justificativa: 

A internet é sem dúvida uma ferramenta muito útil e atrativa como meio de conhecimento e informação. Aliá-la ao trabalho com leitura e produção de texto na sala de aula, certamente tornará as aulas mais atrativas e produtivas no que se refere a uma aprendizagem realmente significativa.

3. Objetivos

3.1 Geral:

Dinamizar o ensino da língua portuguesa , na sala de aula, através do uso da internet.




3.2. Específicos:

·        Trabalhar as características dos diversos gêneros textuais;
·        Ler e interpretar textos de gêneros diversificados;
·        Reconhecer os diversos tipos e gêneros textuais;
·        Produzir textos de tipos e gêneros textuais diversos.


4- Ações a serem realizadas:

·        Conscientizar o alunado sobre a importância da leitura e produção de texto;
·        Realizar oficinas para leitura e produção de textos;
·        Utilizar o laboratório de informática para desenvolver as atividades programadas;

5- Avaliação:

A avaliação será realizada de forma contínua, ou seja, ao longo do processo, observando a participação e desempenho do alunado nas atividades propostas.

6- REFERÊNCIAS:

COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. 152p.

MAGDALENA, Beatriz; COSTA, Iris Elisabeth Tempel. Internet em Sala de Aula. Ed. Artmed. 1ª ed.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos. Ed. Érica. 1ª ed.

TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de Linguagens 4 – Leitura e Produção de Textos. Ed. Scipione. 1ª ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário