quarta-feira, 28 de julho de 2010

A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA


A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA


Segundo Padilha, em seu artigo intitulado INTERNET COMO FERRAMENTA 
PEDAGÓGICA: uma experiência de capacitação de professores , antes de se trabalhar com a internet na sala de aula, é necessário fazer uma avaliação de como está o nível de conhecimento do professor com relação a essa ferramenta.
O artigo lido fala sobre um curso de extensão desenvolvido no CE da UFPE, com professores, alunos de graduação e Mestrado interessados em discutir o uso da internet na sala de aula.
Após diversas discussões sobre o tema, chegou-se a conclusão de que a informática é uma ferramenta pedagógica como outra qualquer, mas se bem utilizada pode possibilitar uma aprendizagem significativa.
A internet não é a salvação da educação, mas é uma ferramenta importantíssima, devido ao dinamismo que proporciona, o grande fluxo de informação e a possibilidade de interação entre professores e alunos.
Porém, sem a capacitação dos professores será muito mais difícil integrar essa mídia na sala de aula.

Apesar de todo o avanço tecnológico, o professor se faz ainda e sempre se fará indispensável na sala de aula. Hoje em dia, ele deve ser não mais um transmissor de informações, como se fazia na educação tradicional. A educação de hoje pede um profissional antenado com as novas ferramentas pedagógicas e que faça uso desses instrumentos para melhorar suas aulas.
Portanto, é necessário um investimento na capacitação desses profissionais, para que assim, a educação possa avançar mais e com qualidade.
A questão hoje é: educação e interação. Um professor capacitado proporciona aos seus alunos a capacidade de interagir na sala de aula e interagindo o aluno se sente motivado para aprender de forma significativa, ou seja, uma aprendizagem para a vida toda.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra: http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200372919165paper-259.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário