PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO TEXTO, IMAGEM E SOM
Autora: Flávia Sirino de Oliveira (Profª de Português)
(Email:
flaviaportugues2@gmail.com)
Co-autora: Maria de Lourdes A. Franco
(Psicólogo)
(Email: lourdinhaaf@hotmail.com)
TÍTULO: Bullying: a conscientização é o melhor remédio.
1-DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA (TEÓRICO E/OU PRÁTICO):
O Bullying é
um problema mundial grave que ocorre em determinados estabelecimentos de
ensino.
Todos que convivem
com crianças e jovens sabem o quanto eles são capazes de: debochar uns dos
outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam as mínimas imperfeições e não
perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, descriminação e
agressão verbais e físicas são muito freqüentes. Esse comportamento não é novo,
mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando.
Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como forma de
violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida
como “intimidar” ou amedrontar”. Sua principal característica é que a agressão
(física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem
uma motivação específica.
O bullying se
perpetua em função assimétrica do poder existente entre aqueles que são vítimas
e aqueles que são agressores, saciando-se, portanto, numa relação de
intimidação. Nessa dinâmica em alguns casos a vítima pode se transformar em
agressor reproduzindo assim a violência sofrida.
Sua manifestação
pode sofrer influência de alguns fatores intra-escolares tais como: o clima
escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor–aluno, ou
desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos físicos
e excesso de tolerância.
Mais
recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores,
mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos
constrangedores para a vítima são características do Cyberbullying.
Aqui no Brasil,
vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo. No
entanto, nota-se uma banalização desta violência nas instituições e, muitas
vezes, torna-se imperceptível aos olhos da sociedade colaborando para
surgimentos de insegurança e impotência nas escolas.
Portanto, a
escola necessita ser um ambiente seguro, permitindo à criança socializar-se e
desenvolver responsabilidades, defender ideias e, a causa de tudo, assumir uma
autonomia própria. O preparo dos profissionais da educação para lidarem com as
manifestações do bullying contribuirá para que o ambiente escolar se transforme
em um local menos violento, possibilitando aos alunos o equilíbrio e a
superação no lidar com suas emoções, valorizando a tolerância e a solidariedade
entre os alunos.
2- OBJETIVOS:
·
Incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao
comportamento agressivo, intimidante e discriminatório que causa desequilíbrio
nas relações de poder entre os estudantes.
·
Despertar escola, família e sociedade para a existência desse
problema e suas consequências, objetivando atender ao direito de toda criança e
adolescente em desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar, gerando cidadãos
solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças.
3-
CONTEÚDOS CURRICULARES E
DISCIPLINARES ENVOLVIDOS
- Língua
Portuguesa: diversas produções textuais abrangendo o tema (paródia,
música, artigo de opinião, entrevista, depoimento, etc)
- Artes:
peça teatral, dança, dramatização, etc
- Ciências:
saúde (física e psicológica) – o professor deve mostrar como funciona o
sistema nervoso e explicar o que acontece com a vítima do bullying, quando
esta passa do estado pacífico para o agressivo.
- História:
trabalhar a origem e história do bullying dos primeiros registros até os
dias atuais.
- Todas
as disciplinas poderão desenvolver trabalhos visando atingir aos objetivos
deste projeto.
4- PLANO DE AÇÕES
Ação 1
Descrição: entrevista a realizar com os alunos envolvidos no projeto,
visando fazer um levantamento dos conhecimentos prévios deles com relação ao
tema Bullying.
Tempo previsto: 90 min. (2 aulas)
Atores envolvidos: Alunos, professores e psicólogos.
Subproduto: Relatório resumindo os dados adquiridos que auxiliarão ao
desenvolvimento das próximas ações metodológicas do projeto.
Ação 2
Descrição: pesquisa em grupo, no laboratório de informática, para conhecer
o conceito de bullying, os diversos tipos de bullying e suas características.
Tempo previsto: 270 min. (6 aulas)
Atores envolvidos: Alunos, professores e monitor de informática.
Subproduto: Seminários em grupo, onde os alunos deverão apresentar através
de cartazes e vídeos, os resultados de suas pesquisas na internet.
Ação 3
Descrição: Apresentação dos malefícios psicológicos a curto, médio e longo
prazo causados à vitima do bullying e estudo de casos reais de bullying na
escola.
Tempo previsto: 270 min (6 aulas)
Atores envolvidos: Professores, alunos, psicólogos e monitor de informática.
Subproduto: Palestra e debate. As mídias utilizadas poderão ser o data show,
cd-rw, microfone e internet.
Ação 4
Descrição: Prevenção ao bullying na escola através da prática de esportes,
dança, teatro, palestras para alunos e familiares realizadas por profissionais
da área de saúde, jurídica e religiosa.
Tempo previsto: todo o ano letivo
Atores envolvidos: professores, alunos, família, entidades sociais e religiosas.
5- TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
As ações podem
ser desenvolvidas durante todo o ano letivo por todas as disciplinas
curriculares, visando enfatizar o tema e até erradicar o bullying naquelas
turmas trabalhadas.
6- MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO
Serão
utilizados na realização do projeto: TV, Data-show, microfone, cartazes,
vídeos, músicas, poemas, fotos, depoimentos escritos e/ou narrados, cd-rw etc.
7- FONTES DE PESQUISA
Internet,
livros, revistas, jornais, entrevistas, vídeos, filmes, documentários que
abordem o tema do projeto.
9-FORMA(S) DE AVALIAÇÃO:
A- AO LONGO DO PROJETO:
O aluno será
avaliado continuamente verificando-se sua participação nas atividades previstas
como apresentação de seminário e participação nos debates.
B- AO FINAL DO PROJETO:
Ao final do
projeto o aluno deverá demonstrar os conhecimentos necessários sobre os tipos
de bullying, seus malefícios tanto para a vitima como para o agressor que se tornará um adulto
agressivo. Terá que ter consciência de como e porque não praticar bullying.
Esses conhecimentos poderão ser apresentados através de peças teatrais que
deverão ser exibidas para toda a comunidade escolar.
REFERÊNCIAS:
COSCARELLI, Carla Viana. Novas
tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2006.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão
e mudança na educação: os projetos de trabalho. tradução Jussara Haubert
Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. 152p.
Revista Nova Escola. Bullyuing,
Cyberbullying. Cada vez mais jovens são humilhados por colegas na sala de
aula no mundo virtual. Ano XXV. nº 233-junho/julho-2010.
TORRES, Sueli. Uma função
social da Escola. http://www.fundacaoromi.org.br /homesite/news.asp?news=775.
Capturado em 06/07/2010.
Hoje em dia,ainda mais que antigamente,jovens são influenciados por amigos á usarem drogas,talvez a influência venha até mesmo de problemas pessoais e da personalidade da pessoa.Pois cada vez mais as drogas são tomadas como refúgio pelos indivíduos.
ResponderExcluirA evolução contínua no uso das drogas se dá pelo aumento da ingestão da mesma ,o que acontece quando o viciado se dá conta de que a quantidade ingerida é insuficiente no momento para elevá-lo a situações prazerosas.
Apesar da área psicológica ser bem desenvolvida para o assunto, jovens viciados tendem á não procurarem uma ajuda ou tomarem ema iniciativa para fugir do vício.
O vício das drogas leva aos seus consumidores situações depressoras, de prazer ou até mesmo de alucinação ,dependendo da droga que se é ingerida,devido á causa de tais situações tão diferentes se dá a influência dos usuários.
Os jovens ,porém,devem ter boa consciência e pensarem que ao ser influenciados e entrarem para o mundo das drogas, se torna difícil para os mesmos abandonarem á esse vício,até mesmo por falta de incentivo ou vontade.(Matheus Lúcio)