Elenco da Peça-Teatral "Drogas: um mundo sem volta".
O
trabalho com projetos não é a mudança na educação e nem a solução para os
problemas da escola e aqueles que a sociedade espera que a escola solucione. É
importante desmistificar essa noção que se tem dos projetos educativos.
O
projeto visa dentre outras coisas, favorecer o senso critico do aluno, fazendo
com que o mesmo participe ativamente de suas elaboração e discussões acerca do
tema proposto. É contrário à educação tradicional, onde a escola é meramente
instrutiva e vincula a instrução à aprendizagem.
Os
conteúdos disciplinares não são abordados de forma isolada e imutáveis, mas sim
de forma interdisciplinar e sempre voltados para a realidade social do
educando. Dessa forma, possibilita uma aprendizagem significativa, ou seja,o
tema abordado passa a fazer parte da vida do aluno e aquilo que ele aprendeu no
desenvolvimento do projeto é utilizado em sua vida e não esquecido como é comum
acontecer na educação tradicional.
A
atualidade é levada em consideração nos trabalhos com projetos, visando dessa
forma, envolver o aluno com as mudanças sociais que ocorrem a sua volta. Essa é
uma forma de fazê-lo envolver-se, participar, perceber-se parte de uma
sociedade e produtor de mudanças nessa mesma sociedade.
Segundo
Julia Varela e Fernando Alvarez (1991, p.280):
A
escola é uma instituição que consta de uma série de peças fundamentais, entre
as quais se sobressaem o espaço fechado, o professor como autoridade moral, o
estatuto de minoria dos alunos, e um sistema de transmissão de saberes
intimamente ligado ao funcionamento disciplinar. Desde os colégios jesuítas até
a atualidade, essas peças estão presentes na lógica institucional dos centro
escolares, tanto públicos como privados. Sem dúvida, sofreram retoques,
transformações e até metamorfoses, mas as escolas continuam hoje, como ontem,
privilegiando as relações de poder sobre as de saber.
Através
dessa citação podemos fazer uma reflexão sobre qual a escola que queremos. A
escola transmissora de conteúdos e formadora de seres que não sabem pensar com
autonomia ou uma escola formadora de cidadãos capazes de atuar ativamente das
transformações sociais por uma sociedade mais justa e igualitária?
O
trabalho com projetos tem uma função importante na formação dessa consciência
crítica no aluno. Através dos projetos muda-se toda a dinâmica na forma de
relacionamento do professor com o aluno e deste com a sociedade a sua volta.
Há
também uma mudança na gestão do tempo, do espaço, e da forma de se abordar o
conteúdo escolar. O mundo está cada vez mais dinâmico; o que acarreta uma
grande quantidade de informações diariamente. Permanecer na velha forma de
educar é permanecer alheio a essas mudanças.
A
escola precisa acordar para essa nova realidade e aprender a trabalhar com a
interdisciplinaridade. Dessa forma terá mais sucesso na aprendizagem do aluno e
respeitará a diversidade de saberes e interesses no âmbito social e escolar.
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