TEMA: Doenças Sexualmente Transmissíveis
TÍTULO: Viver bem é viver com saúde
TÍTULO: Viver bem é viver com saúde
1- DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA (TEÓRICO E/OU PRÁTICO):
A escola é de convivência e interação de diversas pessoas. Dessa forma, ela deve estar sempre atenta aos aspectos particulares da vida de seu alunado. Atualmente, o número de jovens que entrar na vida sexual antes do momento adequado, está cada vez maior. É por essa razão que a escola deve se organizar para orientar esses adolescentes sobre os riscos que estão expostos numa relação sexual precoce: gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, traumas sexuais devido à falta de experiência para se escolher um parceiro etc.
Sendo assim, cumprindo a função social da escola que é formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes em prol do desenvolvimento social, projetos como este, devem ser desenvolvidos e colocados em prática nas escolas de todo o país.
2- OBJETIVO PRINCIPAL:
O presente projeto visa informar e conscientizar os adolescentes da existência das doenças sexualmente transmissíveis e dos perigos oriundos de uma relação sexual sem prevenção.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer os diversos tipos de DSTs existentes;
· Conscientização sobre os métodos contraceptivos;
· Transformar o aluno num ser consciente dos perigos de uma relação sexual precoce e/ou sem prevenção
4- CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINARES ENVOLVIDAS
- Saúde (tema transversal) – Disciplinas: Ciências e Português
- Gêneros textuais (notícia, depoimentos, música, poemas, peças teatrais etc), abordando o tema DST. Disciplina: Português
5- PLANO DE AÇÕES
Ação 1
Descrição: pesquisa em grupo, no laboratório de informática, para conhecer os diversos tipos de DSTs existentes.
Tempo previsto: 90 min. (2 aulas)
Atores envolvidos: Alunos, professores e monitor de informática.
Subproduto: Seminários em grupo, onde os alunos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas na internet.
Ação 2
Descrição: Apresentação dos métodos contraceptivos existentes, suas características e adequação à prática sexual; demonstração do modo de uso.
Tempo previsto: 180 min (4 aulas)
Atores envolvidos: Professores de Ciências e Português; alunos; monitor de informática.
Subproduto: Palestra e debate. As mídias utilizadas poderão ser o data show, cd-rw, microfone e internet.
Ação 3
Descrição: Focalizar dois grandes problemas relacionados à sexualidade: Gravidez na adolescência e Aids.
Tempo previsto: 180 min (4 aulas)
Atores envolvidos: professores de Ciências e de Português; alunos.
Ação 4
Descrição: O presente projeto poderá ser desenvolvido no início do ano letivo e ao longo do ano deverá ser enriquecido sempre com visitas periódicas palestrantes como: conselheiros tutelares, profissionais da área da saúde, entidades religiosas, psicólogos, assistentes sociais etc.
Tempo previsto: todo o ano letivo
Atores envolvidos: todos que fazem parte da escola: professores, alunos, equipe técnica e principalmente a família.
6- TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
O projeto será realizado no início do primeiro semestre e reforçado até o final do ano letivo.
7- MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO
Serão utilizados na realização do projeto: TV, Data-show, microfone, cartazes, vídeos, músicas, poemas, fotos, depoimentos escritos e/ou narrados, cd-rw etc.
8- FONTES DE PESQUISA
Internet, livros, revistas, jornais, entrevistas, documentários que abordem o tema do projeto.
9-FORMA(S) DE AVALIAÇÃO:
A- AO LONGO DO PROJETO:
O aluno será avaliado continuamente verificando-se sua participação nas atividades previstas como apresentação de seminário e participação nos debates.
B- AO FINAL DO PROJETO:
Ao final do projeto o aluno deverá demonstrar os conhecimentos necessários sobre os tipos de DSTs mais comuns e suas formas de contágio e também prevenção. Terá que ter consciência de como e porque se prevenir nas relações sexuais. Saber da importância de se escolher o momento certo e selecionar parceiro para a primeira relação sexual. Ter consciência de que uma relação sexual é algo bastante íntimo e que deve ser feita com amor e prevenção.
Esses conhecimentos poderão ser apresentados através de peças teatrais que deverão ser exibidas para toda a comunidade escolar.
REFERÊNCIAS:
TORRES, Sueli. Uma função social da Escola. http://www.fundacaoromi.org.br /homesite/news.asp?news=775. Capturado em 06/07/2010.
COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. 152p.
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