quarta-feira, 24 de julho de 2013

ANO CULTURAL ELBA RAMALHO E CÁTIA DE FRANÇA - 2013


Olá queridos alunos, estamos começando nossos trabalhos para o concurso do Ano Cultural 2013 que homenageia as cantoras Cátia de França e Elba Ramalho. As duas artistas paraibanas são reconhecidas dentro e fora do Brasil, pelos seus trabalhos fortes, pulsantes dinâmicos e alegres com a marca da mulher nordestina. Essa é a sétima edição o projeto que foi criado no ano de 2007 com o objetivo de homenagear personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O projeto já homenageou Ariano Suassuna (2007), José Lins do Rego (2008), Sérgio de Castro Pinto (2009), Zé Ramalho (2010), Políbio Alves (2011) e Herbert Vianna (2012).
Como orientadora do projeto, trabalharei com as turmas do 8º ano A e B. Conheceremos a vida e a obra das duas homenageadas na sala de aula e produziremos cartas pessoais que deverão passar por um detalhado processo de escrita e reescrita até que fiquem adequadas aos objetivos do concurso “Ano Cultural 2013”.

As cartas passarão por um processo de seleção feito ainda na sala de aula e as escolhidas serão encaminhadas para a comissão julgadora, formada na escola. A comissão julgadora escolherá apenas uma carta. No turno da manhã estão participando os três oitavos: A, B e C.

O aluno que tiver sua carta escolhida ganhará, ao final do concurso, um Tablet. Portanto, além do enriquecimento cultural poderão ficar mais conectados. Vamos às etapas?
Nosso trabalho terá as seguintes etapas:

1º pesquisa na internet e/ou em livros sobre a biografia das homenageadas: Cátia de França e Elba Ramalho;

2º Audição e análise interpretativa das músicas, na sala de aula;

3º pesquisa na internet do gênero textual Carta Pessoal;

4º detalhamento do gênero textual “Carta Pessoal”, na sala de aula;

5º produção escrita de uma carta pessoal para uma das homenageadas. Caso você queira, poderá escrever uma carta para cada uma das homenageadas, sabendo que apenas uma das cartas será escolhida para ser encaminhada à comissão julgadora escolar.

Abaixo, disponibilizei alguns links para ajudar na pesquisa de vocês:

Biografia de Cátia de França:

Músicas de Cátia de França:

Biografia de Elba Ramalho:

 Músicas de Elba Ramalho:


Gênero textual: Carta Pessoal





37 comentários:

  1. É uma cantora e atriz Brasileira vencedora de um premio como atrz por a interpretaçãode O meu amor com Marieti Saveiro em 1978 é recebeu criticas de arte São Paulo Em 1979 recebeu seu primero album Ave de prata e em2009 Elba fez 30 anos e eu gosto dela por que ela aprede com seus erro como do aborto IVALBERTO JUNIOR 8ºB

    ResponderExcluir
  2. Fábio fernandes - 8 B ...
    Elba naiceu na paraíba na zona rural de conçeição vale do piancó em 1962, depois foi morar em campina grande...achei interessante a parte em que ela se arrependeu por ter feito o aborto e também de ter tido a iniciativa de adotar duas crianças como fala que era o sonho dela.

    ResponderExcluir
  3. cátia de frança um verdadeiro orgulho para a paraiba adorei ver a biografia dela ;) Wesley yury 8-B

    ResponderExcluir
  4. -Li agora a biografia de Elba Ramalho , gostei muito , Achei enteressante o fato que ela teve o filho dela no dia 24/06 ,, em quando ela tava fazendo um show com Luiz Gonzaga e Dominguinhos .
    -Amanda Costa , ''8°A''

    ResponderExcluir
  5. josé mathias barbosa da silva 8º B eu li a biografia de Elba Ramalho eu gostei muito pois ela nasceu na nossa paraiba e quando ainda pequena foi para campina grande e também foi para o rio ainda cantora virou atriz então eu achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Fábio fernandes 8° B
    catarina maria carneiro de frança conheçida como catia de frança, desde pequena aprendeu a tocar instrumentos como piano a sanfona e o violao, catia de frança mora em joão pessoa desde 1990.

    ResponderExcluir
  7. FRANCISROSE 8b Elba ramalho é um orgulho pra PARAIBA, é uma cantora e atriz brasileira. Nasceu na Paraíba na Zona Rural,e desde adolecente despertou o interesse pela a música.
    Rebeu vários prêmios. E em 2008 Elba comemorou trinta anos da sua carreira mas de seis milhões de copias foram vendida do seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi que uma carta tem que ter: O local e a data, O vocabulario, O texto e principalmente a assinatura.Com essas informações, eu me cinto preparada para fazer uma carta pra Elba Ramalho.

      Excluir
    2. WELLYSON DE LIMA 8ºB.
      Elba Maria Ramalho conhecida como Elba Ramalho nasceu na paraíba,na zona rural de conceição mais conhecida como conceição do vale de piancó,em 1962 fámilia se mudou para a cidade de de campina grande também na paraíba o pai se tornou proprietario do cinema atual ela se tornou uma grande cantora.

      WELLYSON LIMA 8º ANO B

      Excluir
  8. FRANCISROSE 8B.
    Cátia de França,suas músicas tem como fonte e literatura. Em cerca de 40 anos de carreira Cátia gravou três LPS: e dois CDS: Cátia de França canta Pedro Osmar, no qual ela demostra a força criativa da música Paraibana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~~~~~Arilson Andre do 8 b catarina maria de frança carneiro e um orgulho paraibanoo poiiis ela nasceuu em jp e morava em cruz das armas fez carreira internacional por viaa de 1772
      na infancia aprendeu a tocar violao flauta percuçao ee etc......
      carta aprendii muito sobre Gênero textual: Carta Pessoal pricipalmente os pontos destacados para como fazer uma carta
      o local e data
      corpo da carta
      a despediida e assinaturaa ##

      Excluir
  9. EU PESQUISEI SOBRE ELBA RAMALHO QUE EU ACHEI MUITO INTERESSANTE A VIDA DE ELBA RAMALHO ELA CANTA MUSICAS QUE RELATA O DIA-DIA DAS PESSOAS SIMPLES E ISSO E MUITO BOM PARA AS PESSOAS .
    SHAYENNE 8 ANO B

    ResponderExcluir
  10. Eu li a biografia de Elba Ramalho , gostei muito e percebi que ela seguiu a carreira do pai isso é muito bacana , tambem li que ela fez um aborto , não gostei muito , mais depois ela fez uma ação muito bonita que foi adator filhos isso da exemplos pra muitas pessoas !
    Cinthia 8°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito das coisas que eu li sobre Elba Ramalho, e Kátia de França eu achei as historias delas dos seus dia-a-dia muito bacana as suas músicas principalmente as músicas delas que falam sobre realmente sobre os dias de nossa vida nordestina elas sãoo um orgulho para o nordeste gostei da atitude de Elba Ramalho de ter coragem de ter adotado 2 meninas assim para heje em dia não são todas as mulheres que tem coragem de ter uma capacidade uma coragem desta.
      E isso gostei muito de ter lido a história delas 2 suas estatisticas são bem legais, elas são um orgulho para o povo Brasileiro ! Amanda Cristiny 8b

      Excluir
  11. -Li agora a biografia de Elba Ramalho , gostei muito , Achei enteressante o fato que ela teve o filho dela no dia 24/06 ,, um dia depois do meu aniversario em quando ela tava fazendo um show com Luiz Gonzaga e DOMINGUINHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabeeii de ler agora a biografia de Elba Ramalho , gostei muito , Achei enteressante o fato que ela teve o filho dela no dia 24/06 ,, um dia depois do meu aniversario em quando ela tava fazendo um show com Luiz Gonzaga e DOMINGUINHOS. Fernanda kelly 8°ano B

      Excluir
  12. ANYELE 8B. adorei catia de frança el e uma cantora esprtacula adorei tudo que ela faz achei legal

    ResponderExcluir
  13. bom professora eu li sobre a biografia da catia de frança ela e uma paraibana querreira porque ela agora fai ser reconhecida fora e dentro do BRASIL ela se dedicou ao seu talentos por isso ela estar onde estar que ela possa sempre brilhar como estar brilhar.. kaline moura 8b

    ResponderExcluir
  14. Fabio fernandes 8 B
    li agora sobre a carta pessoal e entendi que o local e a data tem que ficar do lado esquerdo, tambem que o assunto e livre geralmente de ordem intima e sentimental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio Fernandes 8 B
      li agora sobre a carta pessoal e entendi que o local e a data tem que ficar do lado esquerdo, tambem que o assunto e livre geralmente de ordem intima e sentimental, tambem temos que fazer a despedida. Aprendi que em cartas nao podemos abreviar palavras, cabe ao leitor saber se coloca termos coloquiais ou mesmo girias. Agora me sinto mais preparado para fazer a carta do ano cultural 2013.

      Excluir
  15. eu li agora sobre a carta pessoal e achei muito legal tem que bota a data tem que bota na esquerda e no final tem q bota despedida como; ate logo ,adeus ,ou ate em breve....
    shayenne 8 ano b

    ResponderExcluir
  16. Aprendi hoje na aula sobre acarta que : o assunto é totalmente livre , tem que botar local e a data , o vocativo , o texto falndo do que se trata e a despedida !
    Bom , foi isso que eu aprendi#
    Cinthia 8°B

    ResponderExcluir
  17. Li a biografia de Cátia de França achei muito interessante , pois ela é Paraibana. As suas músicas são muito bonitas pois elas cantam a Paraiba , a boniteza que ela tem . Cátia de França é um exemplo pra todos nós . Nafta Gabriele 8 ANO B.

    ResponderExcluir
  18. vanessa 8b ola professora eu vi a blibliografia delas achei muito interessante o que elas fizeram elas dao muito orgulho para o povo paraibano as musicas sao lindas gostei muito do trabalho delas

    ResponderExcluir
  19. eu li a biografia de Elba Ramalho eu achei muito interressante pois ela e paraibana e ela faz musicas sobre a paraiba muito bonitas e tambem ela já foi bicãmpeã isso e um orgullo pra todos noś.shellda 8 ano B.

    ResponderExcluir
  20. ola eu sou wellen do 8 ano b eu li sobe catia de frança. a historia dela é muito boa nela voce pode se inspirar é muito legal eu gostei da bibliografia de todas vi as musicas achei muito ispiradora espero que todos leiam por que é muito bom tchal

    ResponderExcluir
  21. bom professora eu li sobre a bografia da catia de frança e muito iteressante ela agora e uma paraibana reconhecida no brasil e no mundo que ela sempre possa brilhar.. kaline moura 8b

    ResponderExcluir
  22. ola eu sou wellen do 8 ano b eu li sober catia de frança. a historia dela é muito boa nela voce pode se inspirar é muito legal eu gostei da bibliografia de todas vi as musicas achei muito ispiradora espero que todos leiam por que é muito bom tchau .

    ResponderExcluir
  23. oi eu sou suenia do 8b
    eu li sobre elba ramalho e gostei muito do discusso dela achei muito legal.elba e uma cantora atriz. E forte ela luta muito pelo o que quer pois ela com tudo isso com esses poblemas, ela teve um futoro bom.pois com esse futoro ela teve muito sucesso pois com esse sucesso ela esta ai. Nos alunos estamos estudano sobre ela e tambem a outra caita de frança. Pois e isso gostei muito beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  24. ANYELE 8B.GOSTEI ELLBA RAMALHO CANTORA ATRIZ MUITO OTIMA GOSTEI DE SUAS MUSICAS

    ResponderExcluir
  25. hoje na aula sobre as cartas eu aprendi várias coisas sobre as cartas tais como :
    . O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental.
    .O tamanho varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta.
    E varias outras coisas
    Ass: Amanda Cristiny ##

    ResponderExcluir
  26. EU GOSTEI COMO FAZER A CARTA E COMO SE FOSSE PARA ALGUEM DISTANTE TEM QUE TER LOCAL DATA ASSINATURA E ETC...ANYLE 8B

    ResponderExcluir
  27. Li a biografia de Elba Ramalho achei muito interessante , ela é muito conhecida por todo o Brasil.Nafta Gabriele 8 ANO B

    ResponderExcluir
  28. kaline moura 8b eu li sobre a biografia de elba ramalho ela e uma bela cantora que ela sempre brilhe...

    ResponderExcluir
  29. WELLYSON DE LIMA 8ºB.
    Elba Maria Ramalho conhecida como Elba Ramalho nasceu na paraíba,na zona rural de conceição mais conhecida como conceição do vale de piancó,em 1962 fámilia se mudou para a cidade de de campina grande também na paraíba o pai se tornou proprietario do cinema atual ela se tornou uma grande cantora.

    WELLYSON LIMA 8º ANO B

    ResponderExcluir
  30. Sou de Conceição e sou Ramalho gosto de ELBA RAMALHO mas ela não é compositora, já a CATARINA ou Kátia de Franca é fantástica cria e canta seus sentimentos através da música e dramatizações. LARA RAMALHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara Ramalho, obrigada por participar da discussão e prestigiar nosso Blog com sua opinião. Admiro as duas artistas e como mediadora do projeto Ano Cultural não posso expor minha predileção para não influenciar a opinião dos alunos. Agradeço seu contato. Volte sempre. Abração :)

      Excluir