segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PROJETO: NÃO ÀS DROGAS, SIM À VIDA - relato de experiência




No dia 20 de agosto iniciei a aplicação do projeto de prevenção às DROGAS na EMEF Leônidas Santiago. Trabalhei com as turmas: 7º B, C e 8º A, B. O projeto foi desenvolvido da seguinte forma:


Primeiro passo: PESQUISA - Elaborei algumas questões no quadro para orientar a pesquisa dos alunos no laboratório de informática. Foram questões como: Quais os tipos de drogas mais comuns e quais seus efeitos no organismo? O que é crack, quais suas consequências para o
 usuário? O que é Oxi e qual a diferença entre crack e oxi? O que leva um jovem a usar drogas? Como sair do vício? Pesquise um depoimento de um ex-usuário de drogas e outro de um usuário que está tentando sair do vício das drogas. Enfim, foram perguntas bastante práticas que fizeram com que os alunos realmente ficassem de frente com a verdadeira realidade que as drogas proporcionam: destruição, doenças, tristeza, dependência, violência, depressão, morte, dor etc.
Segundo passo: PRÁTICA - Expus no quadro o cronograma dos trabalhos que deveriam ser realizados após a pesquisa na internet. Dividi a turma em grupos de no máximo seis pessoas. Cada grupo deveria  seguir três passos: um seminário, um vídeo com uma mensagem contra as drogas, e um trabalho final (paródia, poema, peça teatral, dinâmica de grupo, teatro de bonecos).
O desenvolvimento dos trabalhos foi muito positivo, pois os alunos praticamente fizeram tudo sozinhos, ou seja, aprenderam fazendo, buscando, pesquisando. Eu apenas fui uma orientadora de todo o processo de aprendizagem. Assistimos diversos vídeos trazidos pelos grupos, produziram paródias lindas e efetivas sobre os malefícios das drogas, elaboraram e apresentaram peças teatrais bastante interessantes, poemas belíssimos, enfim, tudo feito pelos alunos.
Hoje, 10 de setembro de 2012, finalizamos as apresentações dos grupos e cada aluno produziu um texto dizendo o que achou do projeto e quais foram os benefícios desse projeto para ele e para a turma. Algumas redações me surpreenderam, pois ficou claro que o trabalho foi realmente produtivo e plantou uma sementinha do bem no coração de cada um.
Em cada turma, para simbolizar o fim dos trabalhos, li dois textos que trazem uma bela mensagem de vida e pensamento positivo, para fixar na mente de cada um que o caminho para a felicidade não está nas drogas e sim no ato de poder ter sonhos e conseguir realizá-los com esforço, determinação e fé em Deus. Os textos são: “Deus nunca erra” e “O enterro do não consigo”.

VEJA MAIS FOTOS NA MINHA PÁGINA NO FACEBOOK: A LEITURA LIBERTA

58 comentários:

  1. Aprendi varias coisas nesse trabalho em grupo por exemplo se você quer conhecer os efeitos de qualquer droga não conheça usando mais sim lendo,sei que assenhora se esfossou para nos ensinar coisas que em breve ia servi muito para nós e também talvez agente não ia aprender com esse mundo de violência mas eu josé mathias agradeço muito por ter nos ensinados obg.

    ResponderExcluir
  2. PARA MIM DROGAS É UMA DROGA QUE ESTA MATANDO TODOS OS JOVEMS DE NOSSO PAIS,ESSA DROGA SÓ VEIO PARA ACABAR COM OS JOVENS ENTAO PARA VOCE NAO CAIR NESSA DIGA NAO AS DROGAS E SIM A VIDA.ESSE PROJETO COM A PROFESSORA FLAVIA ME AJUDOU MUITO E AOS MEUS COLEGAS TAMBEM,É ISSO QUE EU ENTENDO SOBRE AS DROGAS ELA É UM MAL QUE ESTA CAUSANDO MUITO PREJUIZO PARA OS JOVENS QUER SER FELIZ SEM ESSA DROGA NO SEU CAMINHO DIGA NAO AS DROGAS E SIM A VIDA. JONATHAN 8ANO B... :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei do comentário José Mathias (7ºB) e Jonathan (8ºB). Fico muito feliz que o projeto tenha surtido um efeito positivo sobre vocês. Espero que além de ficarem longe desse CAMINHO LARGO ainda se tornem multiplicadores dessa ideia e ajude aos amigos, informando-os sobre os malefícios que as drogas causam ao usuário, à família e a sociedade. Parabéns meninos!! :)

    ResponderExcluir
  4. O projeto Sim a Vida Não as Drogas foi bom porque abril nossa mente sobre o problema drogas.O que as drogas causam,os problemas que elas trazem para o dependente e sua familia e q que leva o dependente a dois caminhos a cadeia ou a morte.Por isso eu digo "SIM A VIDA NÃO AS DROGAS" Lucas Jordan 8º ano A

    ResponderExcluir
  5. EU achei do projeto que foi muito bom e os mininos fizerao uma batalha de hip-hop e eu gostei e o meu grupo apresentol uns eslaines e eu gostei do sermao das drogas muito bom fora o leitor de comentario drogas nnnnnaaaaaaaooooooooo ssssiiiiiiiimmmmm a vida lucas 7c

    ResponderExcluir
  6. As drogas têm um caminho sem fim só de começo. Muitos jovens vão para este caminho sem fim, as drogas trazem tristeza , infelicidade para pais e mães de todo mundo .
    Essa é a vida de quem quer morou , é muito difícil sair desse caminho é muito preocupante a quantidade de jovens que morrem por causa das drogas . O meu cantor predileto é o Bob Marley ele é do mundo das drogas mas as músicas dele só fala de " Deus " .
    " NÃO ENTRE NESSE MUNDO "

    ResponderExcluir
  7. As drogas são coisas muito ruim, o crak chega ao cérebro em 10 segundos e em menos de 1 ano a pessoa além de tar víciada e desnutrida morre muitas coisas o víciado consegue ser internado e fica em estado de observção e fica deprimido.
    Quando os pais não conversa com os filhos eles vendem tudo que tem em casa eu tenho um primo que pela a influencia dos amigos hoje fuma pedra e cheira cola minha tia fica muito triste mas o mundo hoje ta assim. Keroly Maria 7°ano C

    ResponderExcluir
  8. eu entendi que as drogas faz mal a nossa saude pode causar cancer pode causar doenças no coração o crack tambem e uma das drogas perigosas tambem causa doença.o cigarro acaba com a sua pele tambem como o oxi que pode causar doenças tambem.muitas pessoas crianças e adolescentes fogem de casa param de estudar para entrar no vicio que mata.
    mayara

    ResponderExcluir
  9. Trabalho sobre drogas

    Aluno : David Dias 7 C

    Sobre as drogas , aprende que n]ão devemos entra nesse caminho , eu vi que a maioria dos alunos fizeram teatro , eu descobri que as drogas leva você para lugares ruins tipo o trafico , a cadeia e ate a morte

    A sala fizeram teatro sobre as drogas so que eu não fiz por que eu teria que ser policial , victor era um menino que compra drogas , mais não pago , ai ele morreu por que Não pago.

    ResponderExcluir
  10. PARA MIM DROGAS É UMA DROGA QUE ESTA MATANDO TODOS OS JOVEMS DE NOSSO PAIS,ESSA DROGA SÓ VEIO PARA ACABAR COM OS JOVENS ENTAO PARA VOCE NAO CAIR NESSA DIGA NAO AS DROGAS E SIM A VIDA eu gostei muito dos video e de apressentar allana 7°c

    ResponderExcluir
  11. o diga não as drogas paraa mim foi um aviso que a vida não e facio se livra do caminho das drogas porque se não leva sua vida a perdicão a e com a vida do mundo aprendi coisas melhores um pouco e tambem aprendi que não vale apena incentivado por amigos para consumir o craque e depois se arepender do que fez "sim a vida e não as drogas" demetrios do 7ano c

    ResponderExcluir
  12. para mim a droga nao presta,jovens fumando maconha,alguem deve tomar providencias.Familia se destruindo maes e pais nervoso sem saber o que fazer com seu filho que nao quer sair dessa vida.Nunca esperimente a droga pois pela primeira vez que voce usa voce se vicia.vamos em frente diga nao as droga e sim a vida,vamos juntos combater esse mal diga nao as drogas.Minha turma e a professora flavia fizemos um projeto diga nao as drogas e sim a vida.Nossa professora dividiu o grupo,e com tudo que houve me mexeu muito e refletir que as drogas so veio para destruir as pessoas.(Rodrigo da Silva Santos)8 ano b

    ResponderExcluir
  13. Para mim drogas é uma drogas que estar acabando com todos os jovens do nosso pais,por isso que lá na minha escola tem um projeto com a professora flavia projeto nao as drogas e sim a vida.A professora nos horienta que esse caminhoda droga so veio para acabar com esses jovens quer ser feliz sem droga diga nao as drogas e sim a vida.vamos todos lutar paracombater essa drogae tirar todo esse jovensdessa luta contra as drogas entao diga nao as drogas e sim a vida.(jonathan da silva rodrigues)08 ano b

    ResponderExcluir
  14. Oi!Meu é cinthia do 7°B,eu achei muito interessante,quer dizer não só eu e sim todos meu colegas de classes,e nós mostrou que esse mundo não leva a nada ,não tem futuro,,você usuario só tem 3 camihos:cadeia,cimiterio ou sair dessa.Entao você escolhe o melhor pra você,não pense que esse mundo é bom e nem melhor pra você,entao antes de usar pense no mla que você esta fazendo pra você!
    Você ja parou para pensar que :drogas ,violencias e álcool sempre andaram juntas uma coisa leva a outra,busque felicidafe , amor e paz, você vai ver que é melhor!
    Diga não ás DROGAS,
    e sim á VIDA!

    ResponderExcluir
  15. Aluno:Joao Luiz 8B

    Redaçao sobre o projeto não as drogas:

    Nesse projeto vi muitos cartazes,videos e comecei a refletir que as drogas não só afetam os usuarios mas tambem a familia.Vi um video que gostei muito,foi o de uma garota que sofreu um acidente de carro pois o rapaz que estava no outro carro estava bebado,conclusão a garota acabou com o rosto todo queimado e ficou irreconhecivel.
    Nesse projeto aprendi que a vida é mais importante do que a curiosidade de experimentar drogas.

    ResponderExcluir
  16. PROJETO NAO AS DROGAS SIM A VIDA

    Com o projeto
    (nao as drogas sim a vida)aprendir q pessoas como traficantes robam coisas dentro de casa p sustenta o vicio depois quando nao ha mas nada em casa passa a sustenta o vicio robando nas ruas depois começa a fazer dividas com outros traficantes,nao paga,ai ele escolhe entre a vida e a morte muitas vezes paga com uma coisa terrivel com sua propia VIDA .Adorei trabalha em grupo ainda por cim com a prof:FLAVIA CIRINO...CONÇELHO:QUANDO PERGUNTAREM A VÇ QUER FUMA UM BAGULHO ? DIGA NAO...

    "PROJETO NAO AS DROGAS SIM A VIDA"

    "DIGA NAO AS DROGAS"





    ASS:ALEXANDRE 7C

    ResponderExcluir
  17. O consumo de drogas está cada vez maior em todo mundo e pode atingir qualquer pessoa sem exceções. Os motivos
    que levam uma pessoa a consumir essas substâncias, muitas vezes estão relacionadas à
    insatisfação, ao estresse, as necessidades de manter a dependência, a problemas pessoais e familiares.Uma das
    drogas mais comuns é o álcool, que por não ser proibida sua, aquisição é muito fácil, o que causa um sério problema
    para as pessoas que possuem facilidade para adquirir dependência.(JOANDERSON DA SILVA RODRIGUES)8 ANO B

    ResponderExcluir
  18. as drogas é muito ruin na escola agente viu varios videos sobre as drogas.aprendemos varias coisas sobre as drogas que nao devemos fumar drogas,pense bem no que eu disse ,nao fume drogas nao der sua vida pela drogas principalmente os adolescemte,pesse nisso,diga nao as drogas e sim a vida...(david william)8anoB

    ResponderExcluir
  19. Ola
    Meu nome é Shayenne Salvino sou do 7ºb e eu vou falar sobre o projeto sobre as drogas.Eu gostei muito porque agente fica mais informado pra gente nunca prova. Eu conheci alguns tipos de drogas;cocaina,tabaco.crack e etc... agente la na sala fez uma peça de teatro sobre as drogas,teve poema,mensagens parodias.Nesse projeto agente viu algumas fotografias de pessoas antes de usar a droga e depois de usa a droga as pessoas ficava velhas demais.

    ResponderExcluir
  20. Ola
    Meu nome é shellda do 7ºB ,eu vou falar o que eu achei sobre o projeto é muito bom para aqueles que já pensava em usar as drogas.Por isso se um estranho lhe oferecer alguns tipos de drogas naõ laceite por que esse caminho naõ leva você a lugar nenhum e sim leva a cadeia ou cémiterio . Eu conhei alguns tipos de drogas que eu nunca ouvi fala tipo de drogas tabaco,crack,e etc, eu conheço pessoas que são depenente leva muito tempo para se recuperar . Tem muita gente que entra nesse mundode drogas por influência de amigos .Entaõ naõ jogue sua vida fora .Você sabia que alcoól,drogas,cigarro,sempre andaram juntas por isso naõ fume,naõ,beba,e nem se drogue você está acabando com asua vida .DIGA NAÕ AS DROGAS É SIM A VIDA .BEIJOS.

    ResponderExcluir
  21. o projeto é para ensinar a luta contra o vicio da s drogas existem varios jovens viciado nas ruas que vivem se drogando por causa dos amigos que ensinam ou problema com os pais e as drogas so leva para morte.Mais para os depedente so existem dois caminho morte ou cadeia mais para se liberta é o caminho do bem.Esse projeto é para ajudar as pessoa depedente das drogas.(MATHEUS LUCAS)8 ANO A

    ResponderExcluir
  22. Esse trabalho da a ideia de que o mundo das drogas não e pra gente e nos alerta que o mundo das drogas e o um caminho sem volta se tem volta tem so basta ter foça de vontade e querer mesmo sair e tambèm nos encina a diser nao as drogas. o trafico de drogas hoje no brasil e comum as pessoas hoje nao sabem mais o que e vida e vão da valor as drogas. Hoje existem muitos tratamentos para quem e viçiado do viçio nao e façio sair mais tambem nao e difiçio so basta querer.
    MANALITO PINHEIRO 8°B

    ResponderExcluir
  23. Esse trabalho nos ajuda a refletir por que a varias pessoas no mundo das drogas a muitas familias sofrendo por causa desse mal e esse trabalho nos ajuda a nao se em vou ver nesse mundo que nao tem volta .E no brasil a varios tratamentos para quem se envolve com este mal entao para si livras basta querer emtao nao acabe com asua vida por causa de bestera
    FLAVIO HENRIQUE 8ºB

    ResponderExcluir
  24. SIM a VIDA.

    Neste trabalho aprendi um pouco mais sobre as drogas e suas consequências, mim ensinou a se proteger e a dizer NÃO as Drogas.
    Os usuários ficam debilitados e acredita que pode parar há qualquer momento e á qualquer hora, mais eles se engana no fundo sabem que precisam de ajuda para se livra desse mal que é as drogas, no momento que se drogam eles ficam completamente fora do normal, roubam sua própria família para poder compra mais drogas, ver alucinações e se sente perseguidos por alguns espíritos (pessoas que só existem na sua imaginação).
    Tem pessoas que sofrem com as drogas que se salvam outros morrem, vão presso e tem aqueles que simplesmente virão um nada apenas nada....

    Raiza Mendes 8° Ano B

    ResponderExcluir
  25. Redação
    Tema: as drogas

    hoje em dia algumas pessoas usam só para saber como e a sensação e o efeito que elas causam, mais acabam se viciando por que experimentam uma vez e acabam viciados. Mais eles não sabem que nas drogas só tem dois caminhos cadeia ou morte, e mesmo que eles fiquem sabendo disso depois que ele estiver viciado não ligam por que a droga esta agindo na sua mente.
    Infelizmente é ...
    muito fácil encontrar vários tipos de drogas. Em show,portas de escolas e etc. vejo muitas pessoas que usam drogas ai pelo mundo mortas, mães chorando falando que o filho dela não usavam drogas mais não sabiam que escondido eles fumavam, e as pessoas falam que as pessoas inocentes morrem mais os ladrões ficam vivos mais e por que não sabem o que eles fazem pelo mundo por que falam que vão sair mais vão usar as drogas. Usam por causa de amizades que oferecem, mais também por que querem, por que quando oferecem não saem de perto! Ficando perto eles já sabem que você esta querendo usar também e por isso que oferecem e você como curioso aceita.
    Posso cita uma droga muito usada que é o crack também conhecido como “ pedra” e um subproduto da cocaína. A cocaína, durante seu processo de elaboração tem de ser lavadas com éter ou acetona ou ate mesmo querosene e desta “lavagem’’ resulta a cocaína, que vai ser secada para a venda e os resíduos que ficam no tanque de lavagem. Esse resíduo e o crack , efeitos euforia,psicose,agressividade,paranoia,alucinação,mania de perseguição,e depressão profunda.

    Mais por que você aceita? Pergunta que envolve todo brasileiro.
    aluno:nicollas malony
    serie:7ano c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o projeto
      (nao as drogas sim a vida)aprendir q pessoas como traficantes robam coisas dentro de casa p sustenta o vicio depois quando nao ha mas nada em casa passa a sustenta o vicio robando nas ruas depois começa a fazer dividas com outros traficantes,nao paga,ai ele escolhe entre a vida e a morte muitas vezes paga com uma coisa terrivel com sua propia VIDA .Adorei trabalha em grupo ainda por cim com a prof:FLAVIA CIRINO...CONÇELHO:QUANDO PERGUNTAREM A VÇ QUER FUMA UM BAGULHO ? DIGA NAO...

      "PROJETO NAO AS DROGAS SIM A VIDA"

      "DIGA NAO AS DROGAS"
      PARA MIM DROGAS É UMA DROGA QUE ESTA MATANDO TODOS OS JOVEMS DE NOSSO PAIS,ESSA DROGA SÓ VEIO PARA ACABAR COM OS JOVENS ENTAO PARA VOCE NAO CAIR NESSA DIGA NAO AS DROGAS E SIM A VIDA eu gostei muito dos videoPosso cita uma droga muito usada que é o crack também conhecido como “ pedra” e um subproduto da cocaína. A cocaína, durante seu processo de elaboração tem de ser lavadas com éter ou acetona ou ate mesmo querosene e desta “lavagem’’ resulta a cocaína, que vai ser secada para a venda e os resíduos que ficam no tanque de lavagem. Esse resíduo e o crack , efeitos euforia,psicose,agressividade,paranoia,alucinação,mania de perseguição,e depressão profunda. Keroly 7 ano c

      Excluir
  26. As drogas é uma eva do mal que pode acabar com a sua vida é ter despeção. risco a sua propria vida.Cuide-se trater porque o mal fica bem do seu lado não deixe que alegria acabe por isso.A droga é o mal do século acabando com a juventude de hoje em dias.É o que eu acho da droga que isso só fais o mal a todos do mundo por isso não se deixe levar pela amizade que só querem o mal de vc é dar sua familia.
    aluna:berenice
    7c

    ResponderExcluir
  27. Neste trabalho aprendi um pouco mais sobre as drogas e suas consequências, mim ensinou a se proteger e a dizer NÃO as Drogas.
    PARA MIM DROGAS É UMA DROGA QUE ESTA MATANDO TODOS OS JOVEMS DE NOSSO PAIS,ESSA DROGA SÓ VEIO PARA ACABAR COM OS JOVENS ENTAO PARA VOCE NAO CAIR NESSA DIGA NAO AS DROGAS E SIM A VIDA.as drogas e muito perigosa quando vc entra nao sai mais ou cadeia ou simiterio entao muito cuidado voseis joven fique de olho.. nao entre en sentivo de amigos entre aspa poque ele dis que e seu amigo mais nao e nao iso pode matar. matheus nascimento 7°
    anoc

    ResponderExcluir
  28. bom dia turma. agora eu vou falar sobre as droga Para mim drogas é uma drogas que estar acabando com todos os jovens do nosso pais,por isso que lá na minha escola tem um projeto com a professora flavia projeto nao as drogas e sim a vida.A professora nos horienta que esse caminho da droga so veio para acabar com esses jovens q ser feliz sem droga diga nao as drogas e sim a vida.vamos todos lutar paracombater essa drogae tirar todo esse jovens dessa luta contra as drogas entao diga nao as drogas e sim a vida.ana raquel 7anoc

    ResponderExcluir
  29. Eu aprendi que as drogas são um problema não só para o usuario como para familia,o usuario por seu ficio,ele de pouco a pouco vai ficando mais dependete da droga por isso a familia sofre por ser um parente ou amigo,a familia tenta tirar essa pessoa das drogas.Existem drogas que são usados para esperimentos medicinais ou remedio como maconha,cacaina.Pois muita gente usam por brincadeira ou por influencia de amigos.thiago 7 ano C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendi que as drogas so nos leva ao mal caminho e que nunca devemos virar as costas para a vida,que sempre devemos escutar os conselhos dos nossos pais professores e amigos.e que a droga so e um plobema na nossa vida,portanto e hora de dizer vida sim e drogas nao.o amor as drogas leva vc a morte.tente encontrar a sorte,com trabalho e dedicaçao.e a vida exige de vc um pouco de compreençao,sempre havera dificuldades mas ha sempre soluçao.gabrielly 8 ano b.

      Excluir
  30. Este projeto "NÃO AS DROGAS SIM A VIDA" ensetivou a todos que participaram do projeto,ensetivou-se no projeto que a droga é uma droga,os viciados não querem entender que "ele" é um viciado,ou dizendo dependente de alguma droga,eles robam,matam para adiquirir a droga "É DIFÍCIO MAS NÃO É IMPOSSÍVEL SAÍR DAS DROGAS"!(CRISTIAN.8ANO B).

    ResponderExcluir
  31. o projeto nao as drogas sim a vida eu gostei muito foi um projeto excelente foi muito legal incentivou muito jovens a nao usar drogas o jovens de hoje sao muito bobo queren ser os sabidao acabam morrendo pro isso eu nao usor drogas.cleyton 8b

    ResponderExcluir
  32. eu aprendi que as drogas e uma coisa que deixa a pessoa vissiada para mim drogas e uma coisa que estar acabando com os jovens do nosso pais. por isso a nossa professora nos horienta as drogas sao muito perigosas por isso,nunca experimente drogas porque elas nao vai levar a voce a caminho algum ha nao ser cadeia ou cemiterio entao por isso diga: nao às drogas, sim a vida. ana karolina 8 ano B..

    ResponderExcluir
  33. AS DROGAS pode causa muitas destruiçao pra cada familiares,por que essa droga velho pra destruir as pessoa entao a droga ela e um vicio que as pessoa nao se controla por quer começa fuma um depois começa fuma outros,quando vc fó peceber vc já e um viciado entao diga nao as drogas e se a vida.ALUNA;Raiane Barbosa 8ano B

    ResponderExcluir
  34. Cada pessoa tem seus próprios motivos para chegar a usar drogas,as drogas é uma coisa que cada vacilo a pessoa cai,essa droga acaba matando muita gente,deixando muitas pessoas com lagrima no olho com dor no coração depois de uma vitima de drogas morre pois suas familias estão desesperadas,essa droga está acabando com os nossos jovens muitos quando entram nessa vida já não consegue mais sair ou acaba no semitério ou na prisão ou alguns que sair dessa vida mais soã muito pouco auqles que conseguem sair dessa vida pois essa droga só leva a morte.
    ALUNO: Luan Alves Diniz SÉRIE: 8º B

    ResponderExcluir
  35. O projeto das drogas foi muito importante para nos os alunos poderam aprender mais sobre o que a droga pode traser para a vida do ser humano a tristesa de uma familia que tem um dependente quimico eu aprende muitas coisas com esse projeto e gostei muito. lucas 8b

    ResponderExcluir
  36. esse projeto nao so serve de exenplo para os jovens e tambem para os adultos graças a deusna minha familia nao temusuarios de drogas como nos vemos na tv a prefeitura junto com as escolas fazem projetos para combater as drogas e nao resolve nada por quer os viciados nao tem conciencia que a droga pode acabar com sua vida .... breno 8 ano a

    ResponderExcluir
  37. o projeto fez muita gente tirar suas duvidas e contribuir para que fiacmos consiente do que podemos fazer e a ajudar fazer o posivel para nuca ficarmos dependente de drogas pq não é facil sair das drogas e esse projeto pode nos ajudar muito para o futuro da nossa nação brasileira .
    Por isso que temos que ter a consiencia de que podemos mudar o nosso futuro!!!!!!!!!!!!

    Jeniffer Cavalcanti 8°ano "a"

    ResponderExcluir
  38. O projeto das drogas foi muito bom paras os alunos.Porque sa pessoas que entrão na besteira da drogas pessam que e a unica coisa do mundo pela a tetasão doss amigos e esse projeto a judou muitos alunos da escola Lêonidas Santiago foi muito legal.Valeu professora.Hevertom 8Ano a

    ResponderExcluir
  39. as drogas são um perigo para os jovens que ainda não sabem o que pode acontecer entram nesse mundo.A secretaria da educação junto com os professores realizou um projeto que abriu a nossa mente, que as drogas pode ser o caminho fácil mas não o melhor.SIGA UM BOM CAMINHO
    VINÌCIUS BARBOSA 8º ano A

    ResponderExcluir
  40. esse projeto e muito interessante para os jovens de hoje para que no futuro eles pensse em ter um emprego bom uma familia boa esposa filhos e amigos de confianssa nesses dias de hoje nao se pode confiar nem em amigo ou vc quer ter amigos nas drogas familia nas drogas filhos e esposa nasdrogas sim ou nao pensse nisso ... firmino 8 ano a

    ResponderExcluir
  41. o projeto nao as drogas sim a vida é pra combater as drogas nas ruas como esses jovens que vivem se drogando nas ruas os viciados que vedem tudo que tem em casa as vezes batem em irmaos mae que nao tem nada ver.muitos casos que nos vemos nos jornais os adolescente morto de 100% 96%tem envolvimento com drogas isso é muito ruim pra nosso pais.as amizades imfluenciam muitos.luis fernando 8a

    ResponderExcluir
  42. Não as drogas, sim a vida
    O projeto é para ensinar a, luta contra o vicio das drogas existem vários jovens viciados nas ruas que vivem se drogando por causa dos amigos que ensina, ou problemas com os pais e as drogas só leva para a morte. Mais para os dependetes só existem dois caminho morte ou cadeia mais para-se,libertar é o caminho do bem.Esse projeto é para,ajudar as pessoas dependente das Drogas.
    DIGA NÃO AS DROGAS. LUANA ALVES

    ResponderExcluir
  43. Não as drogas , sim a vida
    O projeto é para ensinar a lutar contra o vício das drogas existem vários jovens viciados nas ruas que vivem se drogando por causa dos amigos que ensina , ou problemas com os pias e as drogas só leva para a morte . Mais para os dependentes só existem dois caminhos morte ou cadeia mais para-se libertar é o caminho do bem.
    Não as drogas .
    By : Layanni 8 ano A

    ResponderExcluir
  44. O Projeto "Não às drogas,sim a vida fez muita gente pensar antes de tomar qualquer decisão errada como:fumar,beber e se drogar. Tambem nos alertou para nos não entrarmos nesse caminho tao perigoso:DROGAS.Eu aprendi muito e tenho certeza que minha turma tambem.Muitas pessoas dizem que beber nao tem nada de mais,mas o alcool é o caminhon para as drogas e a porta de saída para a vida.Não devemos aceitar drogas,senao podemos ficar como varios jovens que usam drogas.Vamos nos conscientizar,as drogas nAao levam a nada,só a morte.Tenho certeza que esse projeto fez a minha turma pensar duas vezes antes de entrar nesse caminho.
    Nao as drogas,Sim a vida!
    Anne Caroline 8°Ano "a"

    ResponderExcluir
  45. esse projeto sobre as drogas foi muito importante para me pois eu tenho uma pessoa na minha famillia,meu tio ele ja foi presso ele, foi solto mais ñ consegio sair das drogas pois minha avó ela ja pagou mais de 5 mil reais pois agora ela disprezou ele agora agente vai ver se ele sai do vissio nos estamos tentando tirar ele das drogas.

    NÃO AS DROGAS, SIM Á VIDA
    ANDRYA MIKAELLY

    ResponderExcluir
  46. esse projeto sobre as drogas foi muito importante para me pois eu tenho uma pessoa na minha famillia meu tio ele ja foi presso ele, foi solto mais ñ consegio sair das drogas pois minha avó ela ja pagou mais de 5 mil reais pois agora ela disprezou ele agora agente vai ver se ele sai do vissio. nos estamos tentando tirar ele das drogas.

    NÃO AS DROGAS, SIM Á VIDA
    ANDRYA MIKAELLY

    ResponderExcluir
  47. o projeto é para ensinar a lutar contra o vicio das drogas existem varios jovens viciados nas ruas que vivem-se drogam do por causa dos amigos que ensina ,ou problemas com os pais e as drogas so leva para a morte. mais paraos dependentes só extem dois caminhos morte ou na cadeia mais para se libertar é o caminho do bem. esse projeto é para ajudar as pessoas dependente das drogas

    NÃO AS DROGAS SIM Á VIDA NAIEDISON LIMA

    ResponderExcluir
  48. o projeto e um exemplo para os jovens,depemdetes das drogas e e um usuários de ideias,para o futuro que não podermos deixa a droga criar mal,para as pessoas mais para os depentes so existem dois caminho,morte ou cadeia.diga não as drogas, sim a vinda. fernando de lima ferreira 8anoA.

    ResponderExcluir
  49. eu gostei muito sobre o projeto [NÃO AS DROGAS SIM A VIDA]porque e muito bom porque insetiva os adolescente a não si envolver com as Drogas pois os adolescente estão pedredo suas vidas por causa das drogas quem entra na drogas e cadei ou cemiterio então jovens vamos combater as drogas ela pode mata.. diga sim avida naõ as drogas..(jeniffer kelly 8ano 'B')

    ResponderExcluir
  50. Ola prof°!
    Sou do 7ºB,eu achei desse projeto sobre as drogas um bom ensino para mim e pra minha turma ,entendi que as drogas não leva a nada de bom,so leva a coisas muitos rins ,Por exemplo:Morte,poriso que as pessoas robam para manter o seu vicio.Você sabia que morte,alcool e drogas sempre andaram juntas,procure sempre paz,amor e felicidade.

    ResponderExcluir
  51. as drogas e uma coisa muito ruim pra min e pratodos mais so que os vissiados nao acha mais depois que eles se liberta van achar uma coisa muto ruin que se prejudica mais tentando se liberta todo mundo concegue mais so basta tenta diga sim a vida nao as drogas.mateus lima da silva 7ano b
    penssen nisso pessoas nao pensse nais drogas
    mais a vida

    ResponderExcluir
  52. A aplicação do projeto de prevenção as drogas na sala de aula foi muito bom por que nos enformou sobre muitas doenças que é transmitida pelas drogas e o que nos pode causa o uso das drogas
    Os benificios desse projeto pra min e para minha turma foi que agente ficou bem enformados sobre as drogas quais existem,os efeitos e o que poder nos causa com o uso da substancia nosso corpo é principalmente o extase que pode nos causa morte na mesma hora que usamos porque nos acontece a overdose
    christian 7 ano b

    ResponderExcluir
  53. o projeto das drogas para mim foi muito bom por que nos enformou sobre muitas doenças que é transmitida pelas drogas e o que nos pode causa o uso das drogas poriso eú apredi que as drogas é moito ruin mais os jovens,depemdetes das drogas e e um usuários de ideias,para o futuro que não podermos deixa a droga criar mal,para as pessoas poriso eú digo não as drogas sim a vida cuidi não deichi as drogas leva vocé. KESLEN 8anoA

    ResponderExcluir
  54. Tudo começou na sala de aula quando a professora Flávia Sirino passou um questionário com 10 questões sobre drogas , no dia 07/05/13 , as perguntas foram:O que são drogas? , O que é maconha?
    Etc.
    Depois fomos para o laboratório de informática durante 5 aulas para pesquisar as respostas das perguntas que a professora passou .Depois que agente já tinha terminado ficamos sabendo da nota e do desempenho , foi muito com porque conhecemos vários tipos de drogas , o que elas causam e os sintomas. Depois a professora passou um seminário para que todos os alunos colocassem em prática o que tinha aprendido , foi divido os grupos em : Ruth , Luciana , Ericka , Layssa , Juliana e Giseli , so quem apresentou o trabalho foi Juliana e Layssa o resto dos alunos não apresentou por causa da vergonha e por falta de responsabilidade , o trabalho final foi uma paródia mais ninguém apresentou porque não fizeram .Fomos de novo para o laboratório de informática para pesquisar o que é relato de experiencia vivida . Então pesquisamos , depois da pesquisa nos comentamos no blog a leitura liberta e agora estou fazendo meu próprio relato de experiencia vivida .

    Aluna : Ruth Alves , 7 ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relato de experiencia vivida
      Projeto:Não as DROGAS sim a VIDA
      Aluna:Ruth Nayara Fernandes Alves
      Turma:7AnoC



      Tudo começou na sala de aula quando a professora Flávia Sirino passou um questionário com 10 questões sobre drogas , no dia 07/05/13 , as perguntas foram:O que são drogas? , O que é maconha?Etc. Depois fomos para o laboratório de informática durante 5 aulas para pesquisar as respostas das perguntas que a professora passou .Depois que agente já tinha terminado ficamos sabendo da nota e do desempenho , foi muito com porque conhecemos vários tipos de drogas , o que elas causam e os sintomas.
      Depois a professora passou um seminário para que todos os alunos colocassem em prática o que tinha aprendido , foi divido os grupos em : Ruth , Luciana , Ericka , Layssa , Juliana e Giseli , so quem apresentou o trabalho foi Juliana e Layssa o resto dos alunos não apresentou por causa da vergonha e por falta de responsabilidade , o trabalho final foi uma paródia mais ninguém apresentou porque não fizeram

      Fomos de novo para o laboratório de informática para pesquisar o que é relato de experiencia vivida. Então pesquisamos , depois da pesquisa nos comentamos no blog a leitura liberta e agora estou fazendo meu próprio relato de experiencia vivida .

      Excluir
  55. Relato de experiencia vivida
    Projeto:Não as DROGAS sim a VIDA
    Aluna:Ruth Nayara Fernandes Alves
    Turma:7AnoC



    Tudo começou na sala de aula quando a professora Flávia Sirino passou um questionário com 10 questões sobre drogas , no dia 07/05/13 , as perguntas foram:O que são drogas? , O que é maconha?Etc. Depois fomos para o laboratório de informática durante 5 aulas para pesquisar as respostas das perguntas que a professora passou .Depois que agente já tinha terminado ficamos sabendo da nota e do desempenho , foi muito com porque conhecemos vários tipos de drogas , o que elas causam e os sintomas.
    Depois a professora passou um seminário para que todos os alunos colocassem em prática o que tinha aprendido , foi divido os grupos em : Ruth , Luciana , Ericka , Layssa , Juliana e Giseli , so quem apresentou o trabalho foi Juliana e Layssa o resto dos alunos não apresentou por causa da vergonha e por falta de responsabilidade , o trabalho final foi uma paródia mais ninguém apresentou porque não fizeram

    Fomos de novo para o laboratório de informática para pesquisar o que é relato de experiencia vivida. Então pesquisamos , depois da pesquisa nos comentamos no blog a leitura liberta e agora estou fazendo meu próprio relato de experiencia vivida .

    ResponderExcluir