segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ano Cultural Herbert Vianna

Ano Cultural Herbert Vianna 
Está se aproximando o grande momento do desenvolvimento do projeto Ano Cultural Herbert Vianna. Cada escola deverá selecionar o melhor poema produzido pelo aluno que será o "Estudante Destaque 2012" e receberá como prêmio um notebook. Caso o poema do aluno seja o melhor de toda a Rede Municipal de Ensino, o aluno será premiado também com a Medalha Ariano Suassuna.



O período de inscrição é de 01 a 10 de agosto e abrange as turmas do 8º ano.
Em breve voltarei para postar o melhor poema da EMEF Leônidas Santiago.

A biografia do cantor e compositor paraibano pode ser acessada em diversos sites. Escolhi alguns que considerei mais objetivos. Clique nos links e viaje na história e nas músicas de Herbert Vianna.

Nos dois primeiros sites, podemos encontrar toda a discografia, as letras e ouvir as músicas. Vale a pena conferir.

Veja a letra da música "O muro" do albúm "O Som do Sim"  que foi o terceiro e último álbum solo de Herbert Vianna. Clique no título da música para ouvi-la.

Tudo escuro
Tudo em volta é muro
E a sombra de um futuro
Que já não se sabe mais como parar


Todos fogem
E quase niguém se comove
Correndo pra se esconder
Sem coragem pra voltar e ajudar


Será que quem puxa o gatilho
Vê que são pais, irmãos e filhos
Que já não sabem mais dizer
De que lado o mal está
Se está em frente
Ou por todos os lados
Seguimos todos calados
E ninguém sabe mais rezar


Do morto se sabe pouco
Do rosto, que é como os outros
Da vida, que o preço era baixo
Do sangue, que secou no asfalto
Da sina que era de morte
Da morte, que foi violenta
E só se vê a diferença
Na profundeza do corte



Está sendo muito prazeroso trabalhar as músicas de Herbert Vianna na sala de aula, pois as músicas são belíssimas e é muito mais fácil você dar uma aula sobre o que gosta. Além de nos divertir, ainda vamos ser premiados por isso. 

34 comentários:

  1. Anne Caroline 8 ano A31 de julho de 2012 às 13:36

    Herbert nasceu em João Pessoa,mas mudou-se p/ Brasília devido a vida militar de seu paiem um acidente de utralave ficou paraplégico e perdeu parte da memória,retomou sua carreira voltando aos palcos e já tendo gravado 4 albuns após o acidente:Longo Caminho(2002,antes do acidente),Uns Dias ao Vivo92004,ao vivo),Hoje(2005)e Brasil Afora(2009).Também gostei da música "o muro",faz uma critica sobre nosso meio social,que ás vezes alguém está precisando de um carinho ou uma mão amiga e, muitas vezes nós nem ligamos,sem raciocinar que amanhã pode ser um de nós ou alguém da nossa familia.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Anne Caroline, que bom que gostou da música e soube interpretá-la. Gostei do seu comentário, continue assim. Beijão :)

    ResponderExcluir
  3. naiedson de lima souza. 7º série31 de julho de 2012 às 15:56

    gostei muito deste blog e muito interesante e instrutivo

    ResponderExcluir
  4. Que bom Naiedson, você já acessou os links das músicas de Herbert Vianna? Se não, acesse! Você vai achar muito mais interessante depois de ouvir as lindas canções dele. Um abração =*

    ResponderExcluir
  5. Ivalberto(Junhinho) 7ªB, gostei munito do seu blog e nao esque sa dos meus pontos porfavo se esque se vo ficar con raiva da sinhora oviiiiiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. Ola professora aqui é cinthia do 7anoB gostei do blog,e a musica que eu adorei de Herbert Viana foi A Nova Cruz!Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii professora aqui é Lucas Jordan do 8ºa, eu gostei muito deste blog pois ele fala de um paraibano guerreiro que apesar do acidente que o deixou paraplégico ele não desistiu e continuou com sua carreira criando músicas belas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Juninho, Cinthia e Lucas Jordan, estou feliz por terem gostado do blog e das músicas de Herbert Vianna. Lucas, adorei seu comentário, comece a produzir alguns versos para que eu possa ir lhe orientando. Um beijo grande nos três. Até amanhã =*

    ResponderExcluir
  9. Olá professora aqui é Joao Luiz Soares Alves 8B:Bom,como todo mundo sabe Herbert Vianna nasceu em Joao Pessoa e mudou-se para Brasília ainda criança,no Rio de Janeiro fundaram os paralamas do sucesso.Depois de 10 anos Herbert lançou seu disco-solo Ê Batumarê em 1992.No dia 4 de fevereiro,sofreu um acidente Lucy morreu,Herbert ficou internado durante 44 dias partes deles em coma Hernert ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente.

    Professora gostei muito do blog parabens!!!

    ResponderExcluir
  10. Herbert Vianna como sabemos 'Nasceu em joão pessoa, pelo fato da visa militar de seu pai Hermano vianna,mudou-se ainda criança para Brasilia.Quando mudaram-se para o Rio de Janeiro fundaram o Paralamas Do sucesso.
    Após 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou um disco-solo ê batumarê em 1992.Mais dois ainda seriam gravados : Santorini Blues (1997) e O som do Sim (2000).Com participações especiais de Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.
    Herbert passou anos namorando com Paula toller do Kid abelhas.E posteriormente casou-se com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope e Phoebe.
    No dia 04 de fevereiro de 2011 Herbert passou pelo fato mais critico se sua vida : sofreu um acidente aereo em Mangatiriba-RJ, quando o ultra-leve qe pilotava caiu no mar de baía de Angra dos Reis. Nesse acidente sua esposa Lucy morreu e Herbert ficou internado 44 dias. Mesmo fiicando paraplegico Herbert retomou sua carreira, voltando aos palcos e gravando álbuns após o acidente: Longo Caminho (2002, preparado antes do acidente), Uns Dias ao Vivo (2004, ao vivo), Hoje (2005) e Brasil Afora (2009) .

    Essa sim é a história de um verdadeiro guerreiro , que mesmo paraplegico siguiu em frente com sua carreira.
    Professora ameii o blog, parabens por esse trabalho =)

    Maiara Alencar 8° ano A'

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog, muito bem estruturado e didático. Você como sempre, pensando no melhor para os seus alunos.

    ResponderExcluir
  12. Olá João Luiz, além de ler a biografia de Herbert você deve ouvir as músicas e escolher as que você gostou mais. Beijão e aguardo seu novo comentário.

    ResponderExcluir
  13. Maiara, estou vendo que você leu a biografia de Herbert. Agora escolha a música que você mais gostou e diga porque gostou. Um abração e estou aguardando.

    ResponderExcluir
  14. professora pela história que eu li de herbert via viana é que ele foi um grande homem que participou de muitas coisas vou falar um pouquinho do que eu entendi sobre ele o que fez o que ele sugeriu : herbert trabalhou como despachante de carga ele sugeriu muitas coisas foi ele quem sugerio o nome do grupo BIQUINE CAVADÃO e etc.... O blog fala de um paraibano que mesmo deficiente não desistiu da sua carreira e continuando a criar lindas músicas adorei muito a música: "o muro"..

    ResponderExcluir
  15. Prof' amei o seu blog gostei de escuta a música MeuErro parece um pouco comigo kkkk'
    Há a biografia de Herbet Vianna é muito boa, mostra a vida dele com é realmente, exemplo de superacão, garra é muita força de vontade para continua com o seu sonho de cantor..
    Camylla 8Ano *A*

    ResponderExcluir
  16. Professora, adoreii o seu blog realmente é otimo, amei muito a música 'O Muro' os albuns dele tem muitas músicas irradas bem compostos...
    Gostei da biografia dele, exemplo de força, muitas garra e superação..
    Laysa Maria 8Ano 'A'

    ResponderExcluir
  17. olá professora é Barbara vitoria 8 ano A amei se blog pelos meus conhecimentos Herbert Viana foi um exemplo de homem e cidadão gostei muito da biografia dele ! obrigada por ter aconselhado a ler e entender a sua Historia , É muito bonita pra ser esquecida
    gosto muito das musicas dele por que e uma inspiração pra nos alunos muito obrigada professora e fiquei muito feliz porque meu poema foi escolhido

    ResponderExcluir
  18. olá prof gostei muito do blog, pos é uma historia muito legal uma historia de um guerreiro paraibano, apesar do acidente que ficou paraplégico ele não desistiu e continuou com sua carreira criando músicas belase lindas.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito das musicas de Herbert viana ' uma das musicas que mais gostei foi "meu erro"que fala de um relacionamento que não deu muito certo.E o "muro" que aborda temas críticos de nosso mundo atual.
    Maiara Alencar 8° ano ' A '

    ResponderExcluir
  20. OLA PROF É BEATRIZ SILVA 8 ano A GOSTEI MUITO DE APRENDER SOBRE HERBERT VIANNA QUE APESAR DE TUDO QUE ACONTECEU COM ELE ,ELE NUNCA DESISTIU DOS SEUS SONHOS ELE É MUITO GUERREIRO VALEU APENA APRENDE SOMBRE ELE E GOSTEI DA MUSICA O MURO POR QUEÉ UMA MUSICA BASTANTE BOA

    ResponderExcluir
  21. gostei de saber que Herbert nasceu em João Pessoa e virou um grande artista mais não gostei de saber que ele sofreu um acidente mesmo assim ele levantou a cabeça e voltou a cantar,Herbert é um exemplo de superação ele com muitos problemas conseguiu voltar a cantar ele merece essahomenagem gosteida musica meu erro vini 8 a

    ResponderExcluir
  22. prof° amei comportilha com vcs a vida de herbert vianna ele foi um grande superador depois do assidente q ouvi com ele.é muito bom saber q aumenos 1 de tantos rockeiros é paraibano.adorei a musica o muro mais tambem da musica meu erro. todas sao exageradamente lindas mais gostei bastante dessas duas.bjssss valéria kisley do 8°a

    ResponderExcluir
  23. Prof. Flávia gostei muito da história de Herbert Viana principalmente das musicas deles eu adorei a musica "o muro, e história de uma bala".Bjssssssssss isabelle 8ªB

    ResponderExcluir
  24. Professora aqui é Joao Luiz Soares Alves 8B,minha redaçao;A esperiencia foi boa,gostei de conhecer um pouco da vida dele e das suas musicas,antes eu nao sabia muito sobre a vida de Herbert Vianna,mas graças a senhora tive a oportunidade de conhecer um pouco mais.Bom foi muito legal esse ano cultural.

    ResponderExcluir
  25. Oi professora eu sou Lucas 8b. eu gostei muito da historia de Herberte vianna ele foi um homem iluminado em tudo que fez no decorrer de sua vida Herbert nasceu em joao pessoa no dia 4 de maio de 1961 ele se mudou ainda criaça para brasilia onde conheceu Bi Ribeiro. Ao se mudarem para o Rio de janeiro fundaram paralamas Hebert namorou por anos Paula Tolles do Kid Abella e posteriomente casou com a inglesa Lucy Vedcham,com quem teve os filhos Luca, Hope e Phoebe. Obrigado professora por ter me apresentado esse grande Homem Hebert Vianna

    ResponderExcluir
  26. Aqui é Joao Luiz Soares Alves denovo, professora desculpe eu me esqueci de colocar a musica q eu mais gostei,a musica é AONDE QUER QUE EU VÁ

    ResponderExcluir
  27. Oi professora sou Rodrigo do 8b adorei as musicas de Hebert Vianna e tambem adorei seu blog lamento oque aconteceu com Herbet Vianna mas tambem adorei participa do seu blog.bjossssssssssssssss\

    ResponderExcluir
  28. oi professora sou jonathan do 8b:gostei de saber que hebert nasceu em joao pessoa e virou um grande artista mas nao gostei de saber que ele sofreu um acidente mesmo assim ele levantou a cabeça e voltou a cantar hebert e um exemplo de vida pra todos nos e eu gostei mas da musica historia de uma bala brigado professora pro mostrar esse grande artista pra nos.bjsssss prof:flavia

    ResponderExcluir
  29. oi professora sou joanderson do 8b:a leitura liberta ensina os jovens a nao fumarem maconhae fazerem coisas erradas gostei muito da vida de hebert viana bjsss.

    ResponderExcluir
  30. UMA BALA UM CORPO NA CALÇADA O SANGUE SE DESFAZ NA GENTE JA NAO EXISTE PAZ NAO ENXIATE DOR A TRISTEZA NAO ACABOU SO COMEÇOU.."DAVID WILLIAME 8B

    ResponderExcluir
  31. bruno macedo de lima ,na escola trababamos sobre as drogas e queria que todas as pessoas que pensasse em entra no mundo das drogas fizesem um trabalho porque depois disso ira quere mas porque depois que entra não sai mas.no inicio quando fica fumando o cerebro faz com que essa pessoa fume mas,e gasta tudo que tem depois comessa a vende oque tem dentro de casa para alimentar o viciu depois comessa robar e compra fiado e cuando nao paga com a propria vida e enquanto o que vende a policia prende então por isso sabemos que ningem sai ganhando todos dois perdem.

    ResponderExcluir
  32. oi professora e julio do 7c esta redação e sobre as drogas,vou diser o que nos aprendemos sobre as drogas.sobre as drogas nos aprendemos que quando alguma pesoa oferecer alguma droga nos não devemos aceitar;aprendos tambem que na primeira ves que esperimentamos a droga pela primeira ves vicia na mesma hora;aprendemos que a droga e comercialisada e muitos paises;aprendemoos as drogas matam.

    ResponderExcluir