quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CONCURSO DE REDAÇÃO NA ESCOLA: ABORTO É O TEMA
Estamos desenvolvendo na escola um concurso de redação cujo tema é "Aborto". Está sendo uma ótima oportunidade para abordar a temática da sexualidade com alunos do 7º ao 9º ano. O tema é realmente instigante e infelizmente motivo de muita preocupação atualmente, pois está crescente o número de adolescentes engravidando e abortando seus filhos. É dever da escola educar os jovens, meninos e meninas, para ter uma visão ampla e crítica diante dessa problemática. Temos sim que falar sobre sexualidade com eles, tirar suas dúvidas e alertá-los para os perigos do sexo sem responsabilidade e sem informação. 
Nas aulas sobre esse tema, percebo a vontade e ansiedade deles em saber tudo sobre sexualidade. Com certeza teremos ótimas redações sobre esse tema e o melhor de tudo: alunos conscientes!
Relacionei aqui um texto "Diário de um feto", um vídeo sobre os tipos de aborto, um site sobre a opinião da igreja sobre o aborto e outro sobre a legislação (lei).
O texto abaixo foi lido na sala de aula e provocou comoção nos alunos, pois expõe a visão de um feto que sofre um aborto, suas tristezas, expectativas, em uma conversa com sua mãe. 
A pedido dos próprios alunos, publico aqui o texto para que todos tenham acesso. Boa leitura!



Diário de um feto

Ontem foi meu aniversário e eu iria completar um mês de vida.
Pensei que você, mamãe, fosse dar-me uma festinha, como todas as mães fazem quando descobrem que estão grávidas.
Pensei que você fosse dar no papai, o beijo que gostaria de dar em mim.
Porém a festinha não foi tão alegre como eu esperava.



De fato você foi a farmácia, comprou um presente, pena que este presente tenha causado a minha morte.
E você... não chorou nem um pouquinho...
Por que mamãe?
Por que logo no meu aniversário?
Eu sabia que por alguns meses eu iria estragar a sua elegância, porém eu havia prometido a mim mesmo que ficaria apertadinho para não lhe prejudicar.
Eu deixaria para crescer depois que nascesse para o mundo.
Eu sabia que em seu ventre a escuridão seria grande, entretanto, mais tarde, eu iria lhe contar a minha felicidade em tê-la como minha mamãe.
Olha, eu iria conversar com você quando estivesse triste, fazendo tudo para ver a alegria brotar novamente em seus lábios, com aquele sorriso que as vezes, só você sabe dar.
Eu faria tudo para que essa alegria durasse.
Sabe, planejei tanta coisa...
Queria crescer bastante e depois de jovem lutaria com todas as forças para que a guerra acabasse e renascer a paz no mundo.
Eu queria tanto nascer, mamãe, queria crescer para que o perfume da minha existência e de muitas rosas, que eu iria ajudar nascer, embriagassem homem e mulher, e os deixassem incapazes de fábricar máquinas que matam uns aos outros.


Sim, eu queria muita coisa...
E você não sentiu, você me assassinou.
Engraçado... pensei que os pais amassem seus filhos, a ponto de dar a própria vida por eles, contudo, você não me deixou viver a vida que eu mal começava.
Olha... este era meu plano, quando estava em seu ventre, hoje não posso planejar nada, pois faço parte dos muitos que nunca cheiraram o perfume das rosas e nem sentiram o sabor da vida.
Espero que você, mamãe, tenha se arrependido, para que isso não aconteça com meus irmãozinhos que estão para vir ao mundo.


Eu lhe perdoo apesar de tudo.


E se de tudo fica um pouco, espero que tenha ficado um pouco de mim em 
Você...

                         Assista também este vídeo sobre os tipos de abortos. Nele você verá que a cada ano 70 mil mulheres morrem em consequência de abortos clandestinos.

Aborto - tudo sobre a lei, tipos de aborto, aborto induzido e aborto espontâneo. Clique aqui: http://www.tudoemfoco.com.br/aborto-tudo-sobre-a-lei-tipos-aborto-induzido-e-aborto-espontaneo.html

Qual a posição da igreja católica sobre o aborto? clique aqui: http://portalcot.com/br/blog/qual-a-posicao-da-igreja-catolica-sobre-o-aborto/



11 comentários:

  1. Acabei de ler! Provocantemente necessário para nos inserir numa ótica mais humana e coerente com a preservação da vida e dos valores familiares.

    Ótima postagem Profª. Flávia.
    Anizio Filho
    http://pelasruasdejp.blogspot.com/
    http://crismaconfirmacao.blogspot.com/
    http://blogscatolicosnaparaiba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Compartilho da mesma opinião Anizio. Esse texto tem servido de ponto de partida para uma discussão mais ampla que envolve o tema do aborto. Está sendo muito proveitosa sua leitura na sala de aula!

    ResponderExcluir
  3. Não da para não chorar com uma mensagem tão tocante como essa. Parabéns Flavinha, pelo excelente trabalho que você vem desenvolvendo na prática da redação com nossos alunos, abordando um tema tão importante como esse, e que ao mesmo tempo, serve de alerta para nossos jovens.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Sandra! O texto é mesmo tocante e cumpre bem seu objetivo que é o de sensibilizar o jovem para a temática do aborto. Espero que o resultado do concurso seja positivo para nossa escola e que a aprendizagem adquirida sirva de base para a vida dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Redação Sobre As Drogas *-*
    Eu apendi que nesse projeto 'Não as drogas, sima vida' nn' bom usar drogas pq a pessoa ser avicia e quere bate nas familia para consigui dinheiro, eu conheço um jovem que quaser todo dia ele fika pendido dinheiro a vó dele para usar droga a vó dele ja doente pega é da smp ela arruma e dar a ele, ele e um menino jovemm mais nn' que trabalha tbm ganhado dinheiro facil para usar drogas :'(
    Por Isso Não Use DROGAS
    LaysaMaria 8-A

    ResponderExcluir
  6. o projeto nao as drogas sim a vida foi um projeto pra mim muito bom por que eu tenho uma pessoa na minha familia que luta para sair desse mundo das drogas mais esse caminho das drogas eu concerteza nao vou querer seguir pq o que eu vejo e so destruiçao e o que a gente precisa e de paz

    ResponderExcluir
  7. o projeto nao as drogas sim a vida foi um projeto pra mim muito bom por que eu tenho uma pessoa na minha familia que luta para sair desse mundo das drogas mais esse caminho das drogas eu concerteza nao vou querer seguir pq o que eu vejo e so destruiçao e o que a gente precisa e de paz. cosmo 8 ano b

    ResponderExcluir
  8. O Projeto "Não ás drogas, sim a vida" eu tenho certeza que fez muita gente pensar antes de fazer coisas erradas como: Fumar essas drogas, beber porque a bebida também é uma droga muito perigosa. Mas apesar de todos os conselhos dadoaos adolesentes pelos seus pais tem muitos jovens no mundo das drogas, que só tem dois caminhos prs cadeia ou leva a morte o que acontece com muitos jovens nesse mundo, por isso que esse projeto vai fazer alghém da nossa turma pensar antes de seguir esse caminho perigoso..
    "Não ás drogas, sim á vida".

    Aluna: Cibelly Rodrigues Chaves. 8°Ano: "A"

    ResponderExcluir
  9. ola sou washington, no dia 06/09/12 eu vi que o brasil esta emprimeiro lugar em consumo de drogas. como vamos combater isso se esse é o pais que mais tem noiado em quase todas familia tem um esuario de drogas por min isso devia muda a galera não da mais valor a vida não liga para o que faz tão penssado só em curti pronto eu onte foi no dia 21/10/12 eu chegei de 3.30 da manhãn isso a galera faz toda hora os jovens a maioria é homen só pensa em curti ai nisso rola lolo,maconha,crack,pó e etc acampaia NÃO A DROGAS SIM A VIDA é bom mais deveria ser mais rigida por que tem pessoas que escuta por um lado e sai por outro a sim fica deficio.

    ResponderExcluir
  10. O consumo de Drogas está cada vez mas alto ,a professora flavia de portugues passou o projeto Não as Drogas,sim a Vida, lá na sala todas as pessoas gostaram desse projeto , aprendemos muito sobre as Drogas devemos ter muito cuidado com as Drogas por que ela esta em toda a parte então se alguns dia alguem lhe oferrece Drogas diga não por que com as Dr ogas nã se deve bricar ( Beatriz silva de oliveiran 8 ano "A")

    ResponderExcluir