TÍTULO:
Viver bem é viver com saúde
AUTORA: Profª Flávia Sirino de Oliveira
DISCIPLINA:
Língua Portuguesa
ESCOLA:
E.M.E.F. Leônidas Santiago
PÚBLICO ALVO:
Ensino Fundamental II
1- DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA (TEÓRICO E/OU PRÁTICO):
A escola é de convivência
e interação de diversos mundos diferentes. Dessa forma deve estar sempre atenta
aos aspectos particulares da vida de seu alunado. Atualmente, o número de
jovens que entram na vida sexual antes do momento adequado, está cada vez
maior. É por essa razão que a escola deve se organizar para orientar esses
adolescentes sobre os riscos que estão expostos numa relação sexual precoce:
gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, traumas sexuais devido
à falta de experiência para escolher um parceiro etc.
Sendo assim, cumprindo a
função social da escola que é formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes
em prol do desenvolvimento social, projetos como este, devem ser desenvolvidos
e colocados em prática nas escolas de todo o país.
2- OBJETIVO PRINCIPAL:
O presente projeto visa
informar e conscientizar os adolescentes da existência das doenças sexualmente
transmissíveis e dos perigos oriundos de uma relação sexual sem prevenção.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer os diversos tipos de DSTs existentes;
·
Conscientização sobre os métodos contraceptivos;
·
Transformar o aluno num ser consciente dos perigos de uma relação
sexual precoce e/ou sem prevenção
4-
CONTEÚDOS CURRICULARES E
DISCIPLINARES ENVOLVIDAS
- Saúde (tema transversal) –
Disciplinas: Ciências e Português
- Gêneros textuais (notícia,
depoimentos, música, poemas, peças teatrais etc), abordando o tema DST.
Disciplina: Português
5- PLANO DE AÇÕES
Ação 1
Descrição:
pesquisa em grupo, no laboratório de informática, para conhecer os diversos tipos de DSTs
existentes.
Tempo
previsto: 90 min. (2 aulas)
Atores
envolvidos: Alunos, professores e monitor de informática.
Subproduto:
Seminários em grupo, onde os alunos deverão apresentar os resultados de suas
pesquisas na internet.
Ação 2
Descrição:
Apresentação dos métodos contraceptivos existentes, suas características e
adequação à prática sexual; demonstração do modo de uso.
Tempo
previsto: 180 min (4 aulas)
Atores
envolvidos: Professores de Ciências e Português; alunos; monitor de
informática.
Subproduto:
Palestra e debate. As mídias utilizadas poderão ser o data show, cd-rw,
microfone e internet.
Ação 3
Descrição: Focalizar dois grandes problemas
relacionados à sexualidade: Gravidez na adolescência e Aids.
Tempo previsto: 180 min (4 aulas)
Atores envolvidos: professores de Ciências e de
Português; alunos.
Ação 4
Descrição: O presente projeto poderá ser
desenvolvido no início do ano letivo e ao longo do ano deverá ser enriquecido
sempre com visitas periódicas palestrantes como: conselheiros tutelares,
profissionais da área da saúde, entidades religiosas, psicólogos, assistentes
sociais etc.
Tempo
previsto: todo o ano
letivo
Atores
envolvidos: todos que
fazem parte da escola: professores, alunos, equipe técnica e principalmente a
família.
6- TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
O projeto será realizado no início do
primeiro semestre e reforçado até o final do ano letivo.
7- MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO
Serão utilizados na realização do
projeto: TV, Data-show, microfone, cartazes, vídeos, músicas, poemas, fotos,
depoimentos escritos e/ou narrados, cd-rw etc.
8- FONTES DE PESQUISA
Internet, livros,
revistas, jornais, entrevistas, documentários que abordem o tema do projeto.
9-FORMA(S) DE AVALIAÇÃO:
A- AO LONGO DO PROJETO:
O aluno será
avaliado continuamente verificando-se sua participação nas atividades previstas
como apresentação de seminário e participação nos debates.
B- AO FINAL DO PROJETO:
Ao final do
projeto o aluno deverá demonstrar os conhecimentos necessários sobre os tipos
de DSTs mais comuns e suas formas de contágio e também prevenção. Terá que ter
consciência de como e porque se prevenir nas relações sexuais. Saber da
importância de se escolher o momento certo e selecionar parceiro para a
primeira relação sexual. Ter consciência de que uma relação sexual é algo bastante
íntimo e que deve ser feita com amor e prevenção.
Esses
conhecimentos poderão ser apresentados através de peças teatrais que deverão
ser exibidas para toda a comunidade escolar.
REFERÊNCIAS:
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Mídia - GT História da Mídia Digital. UFF.2008. Disponível em: http://pontomidia.com.br/raquel/AmaralMontardoRecuero.pdf.
Acesso em: 10 jun 2012.
COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas
formas de pensar. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GALDINO, D. R. B. & MACIEL, J. W. G. Blog: uma ferramenta de interação no
processo de ensino-aprendizagem. In: IV Semana de Humanidades.
Guarabira-PB: UEPB, 2007. CD-ROM.
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Computador na Educação: Guia para o ensino com as novas tecnologias. São
Paulo: Editora Esfera, 2001.
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HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os
projetos de trabalho. tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed,
1998. 152p.
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São Paulo: Editora 34, 2005.
LIRA, Thiago Espíndola. ; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves.
O letramento digital e a reciprocidade discente/docente. In: Encontro Nacional
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MANTOVANI, Ana Margô. Weblogs
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NÓBREGA, M. O. MACIEL, J. W. G.. Letramento digital: um terreno fértil para o multiculturalismo.
In: ENCONTRO NACIONAL DE LETRAMENTO. Disponível em: http://gehaete.uepb.edu.br/trabalhos/2008/mai/7.pdf.
Acesso em: 10 jun 2012.
PERRENOUD, Philippe. Dez
novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto
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TORRES,
Sueli. Uma função social da Escola. http://www.fundacaoromi.org.br
/homesite/news.asp?news=775. Capturado em 06/07/2010.
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