quarta-feira, 24 de julho de 2013

ANO CULTURAL ELBA RAMALHO E CÁTIA DE FRANÇA - 2013


Olá queridos alunos, estamos começando nossos trabalhos para o concurso do Ano Cultural 2013 que homenageia as cantoras Cátia de França e Elba Ramalho. As duas artistas paraibanas são reconhecidas dentro e fora do Brasil, pelos seus trabalhos fortes, pulsantes dinâmicos e alegres com a marca da mulher nordestina. Essa é a sétima edição o projeto que foi criado no ano de 2007 com o objetivo de homenagear personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O projeto já homenageou Ariano Suassuna (2007), José Lins do Rego (2008), Sérgio de Castro Pinto (2009), Zé Ramalho (2010), Políbio Alves (2011) e Herbert Vianna (2012).
Como orientadora do projeto, trabalharei com as turmas do 8º ano A e B. Conheceremos a vida e a obra das duas homenageadas na sala de aula e produziremos cartas pessoais que deverão passar por um detalhado processo de escrita e reescrita até que fiquem adequadas aos objetivos do concurso “Ano Cultural 2013”.

As cartas passarão por um processo de seleção feito ainda na sala de aula e as escolhidas serão encaminhadas para a comissão julgadora, formada na escola. A comissão julgadora escolherá apenas uma carta. No turno da manhã estão participando os três oitavos: A, B e C.

O aluno que tiver sua carta escolhida ganhará, ao final do concurso, um Tablet. Portanto, além do enriquecimento cultural poderão ficar mais conectados. Vamos às etapas?
Nosso trabalho terá as seguintes etapas:

1º pesquisa na internet e/ou em livros sobre a biografia das homenageadas: Cátia de França e Elba Ramalho;

2º Audição e análise interpretativa das músicas, na sala de aula;

3º pesquisa na internet do gênero textual Carta Pessoal;

4º detalhamento do gênero textual “Carta Pessoal”, na sala de aula;

5º produção escrita de uma carta pessoal para uma das homenageadas. Caso você queira, poderá escrever uma carta para cada uma das homenageadas, sabendo que apenas uma das cartas será escolhida para ser encaminhada à comissão julgadora escolar.

Abaixo, disponibilizei alguns links para ajudar na pesquisa de vocês:

Biografia de Cátia de França:

Músicas de Cátia de França:

Biografia de Elba Ramalho:

 Músicas de Elba Ramalho:


Gênero textual: Carta Pessoal





quinta-feira, 11 de julho de 2013

Definição da segunda etapa do Projeto Viver Bem é Viver com Saúde

Definição da segunda etapa do Projeto Viver Bem é Viver com Saúde de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis -2013.


Caros alunos, esse post está direcionado especificamente para os alunos do 8º Ano B-2013 que é a única turma deste ano que está desenvolvendo este projeto de prevenção das DSTs, visto que já desenvolveram o projeto de prevenção do uso de drogas no ano passado. 
Como já debatemos na sala de aula, a primeira etapa do projeto foi teórica e realizadas durante mais ou menos oito aulas no laboratório de informática da escola. Durante a pesquisa vocês puderam se aprofundar mais o tema DSTs e tudo que envolve esse problema. Conhecemos os principais tipos de DSTs, suas causas, modos de contágios e prevenção. Também nos informamos sobre puberdade e  gravidez na adolescência, descobrindo suas causas e consequências.

Essa parte teórica já foi avaliada e agora, nesse segundo semestre, iremos para a parte prática, na qual vocês se dedicarão a um único subtema e apresentarão seminários para a turma. Os seminários serão compostos por, no máximo, seis alunos e deverão  ser organizados da seguinte forma:


Grupo A: João, Pedro, Ana, etc...(até 6 pessoas)
Tema do Projeto: DST
Subtema:Principais DST
Recursos midiáticos: Computador, data show, vídeos, slides, músicas, etc
Gênero textual do trabalho final: peça teatral
Data: 15/07/13 (2 aulas)

Os trabalhos finais, ou seja, aquela apresentação que será feita no final do seminário, ficarão a critério de cada grupo que poderá escolher uma dentre as seguintes opções: 

1- Entrevista: entrevistar um profissional de saúde: médico (a) ou enfermeiro (a).

2- Peça Teatral

3- Paródia

4- Poema declamado (voz e violão)

5- Trazer um álbum seriado com as principais DSTs

6- Paletra: trazer um profissional  de saúde para dar uma palestra para a turma sobre o tema Prevenção das DSTs.

7- Dinâmica de grupo



Os grupos já foram todos divididos e nossas apresentações começarão a partir do dia 15 de julho. A terceira etapa será a publicação, neste Blog, de um relato de experiência individual. O gênero "relato de experiência" será antes trabalhado com vocês para que saibam o que é e como fazer. 


Desejo boa sorte para os grupos e qualquer dúvida que surgir fora da sala de aula é só deixar aqui no Blog que responderei prontamente.


Abraços,
Flávia Sirino










segunda-feira, 8 de julho de 2013

Definição das etapas do projeto de prevenção do uso de drogas - 2013

Definição das etapas do projeto de prevenção do uso de drogas - 2013

Caros alunos, começamos hoje a definir as duas últimas etapas dos trabalhos com o projeto Não às drogas, sim à vida. Na primeira etapa que se iniciou no mês de maio/2013, fizemos pesquisas no laboratório de informática. As pesquisas, de cunho teórico, visaram ambientá-los com o tema do projeto. Nessa etapa vocês já foram avaliados e agora, nesse segundo semestre, daremos início à parte prática. As turmas serão divididas em grupos de no máximo seis pessoas e a cada grupo será dado um subtema dentro do tema do projeto. Por exemplo: o grupo A ficará com o subtema “Crack”. Esse subtema será apresentado na forma de seminário e o grupo deverá apresentar um vídeo sobre o assunto. Após o vídeo deverá produzir e apresentar um dos seguintes gêneros: paródia, poema (declamar com voz e violão), música (criar uma música original), dinâmica de grupo, peça teatral, teatro de fantoches, dança (com música sobre o tema). Cada grupo tem o direito de escolher o gênero que quer apresentar no final do seminário. Veja o exemplo:

Grupo A: João, Maria...(até 6 pessoas)
Tema: Crack
Recursos: Vídeos, cartazes, computador, slides...
Trabalho final: paródia
Data: 15/07/13 (2 aulas)

Após o seminário, no laboratório de informática, iniciaremos a última etapa que é a publicação individual do Relato de Experiência. Cada um de vocês deverá publicar aqui no Blog tudo que vivenciaram na construção das etapas desse projeto. Fale das suas impressões: o que gostou, o que aprendeu, o que faltou fazer, qual a lição que teve de todo o trabalho construído? É importante disponibilizar os links dos sites que pesquisou, postar o vídeo que usou no seminário, e os gêneros textuais produzidos (paródias, poemas, peças teatrais etc.). Essa etapa será avaliada e somada com o seminário. Desejo um excelente trabalho a todos e aguardo as produções de vocês. 

VIVENCIANDO A POESIA


Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Entre suas obras temos “Ou Isto ou Aquilo” que foi publicado em 1964. 
  é um clássico da literatura infantil que reúne poesias e musicais sobre os sonhos e as fantasias que povoam o imaginário da criança: jogos, animais, flores, chuva, brinquedos. 



Minha filha Sofia se apaixonou por Cecília Meireles no exato momento que conheceu o livro e em apenas dois dias leu os 63 poemas desta obra.
Fiz dois vídeos com ela lendo O Colar de Carolina e O Vestido de Laura



Adicionar legenda


Através destes vídeos, podemos perceber como é simples transformar uma tecnologia digital em uma tecnologia educacional. Vídeos como estes podem ser produzidos na sala de aula e divulgados através da internet. Também podemos utilizá-los para incentivar a leitura e divulgar o trabalho dos escritores que gostamos. Usar a tecnologia a favor da educação pode ser bem prazeroso, divertido e instrutivo, basta querer!